Cerca de 18.600 eleitores ainda não regularizaram situação em Sapiranga e podem ter o título cancelado

A Juíza Eleitoral de Sapiranga, Viviane Busatto e o Diretor do Cartório Eleitoral Municipal, Carlos Machado, em visita recente ao Grupo Repercussão Foto: Junior Ribeiro.

Sapiranga – Os eleitores de Sapiranga não podem mais perder tempo, pois está quase encerrando o prazo final definido pela Justiça Eleitoral para o cadastramento biométrico. O período estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) para o início da biometria no município teve início em março do ano passado e encerra agora, no próximo dia 11 de março. Ao todo, aproximadamente 69,86% dos eleitores já realizaram o procedimento.

A cidade possui 61.972 eleitores, dentre eles um total de 43.295, já cumpriram com o seu dever cívico. Enquanto que, outros 18.677 precisam correr contra o tempo, a fim de fugir de longas filas para não perder prazo e ter o título de eleitor cancelado.

Desde o último dia 24, o agendamento através do site do TRE-RS não está mais disponível. A partir da agora, quem ainda não regularizou a sua situação deve ir pessoalmente ao cartório eleitoral para fazer o agendamento. É importante ressaltar que nenhum atendimento será feito sem agendamento prévio, estando isentos de filas apenas os preferenciais (Idosos a partir de 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas portadoras de necessidades especiais).

Cartório Eleitoral atende em horários especiais e promove plantões aos fins de semana

O movimento no cartório é intenso, mas a mobilização dos eleitores de Sapiranga está dentro do esperado.
Entre os dias 02 e 11 de março, data limite para o fim do cadastramento, o Cartório Eleitoral municipal funcionará em horário estendido, atendendo a população das 9h às 19h, sem fechar ao meio dia. Já nos dias 07 e 08 de março, sábado e domingo respectivamente, o horário de atendimento será das 9h às 15h, também sem fechar ao meio dia. Lembrando que os atendimentos serão realizados através de senhas e de agendamento prévio.

Eleitor deve ficar atento

A Juíza Viviane Busatto reforça que todos os que têm o exercício de voto aqui no município devem observar se no seu título eleitoral há uma tarja aonde esteja escrito identificação biométrica. Aqueles que já possuem esta menção em seu documento de voto não precisam comparecer ao Cartório Eleitoral. Já aqueles que não possuem esta informação em seu título, precisam se dirigir ao cartório e realizar a sua regularização. É importante destacar que alguns eleitores nas últimas eleições gerais votaram com o uso da biometria, mas isso não significa necessariamente que eles estejam cadastrados no sistema da justiça eleitoral para a biometria. Sendo assim, é importante visualizar isso no próprio título de eleitor.

Prejuízos são muitos caso se perca o prazo

A consequência para aquele eleitor que ainda assim perder o prazo de recadastramento é o cancelamento do seu título. Sem ele não será possível votar, obter documentos como passaporte ou carteira de identidade; receber salários de função ou emprego público, contrair empréstimos em estabelecimento de crédito do governo, participar ou ser nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino fiscalizado pelo governo e obter a certidão de quitação eleitoral.

Estamos em um ano eleitoral, então é muito importante que todos os eleitores, até mesmo aqueles têm o exercício de voto facultativo, entre 16 e 18 anos, os analfabetos e os maiores de 70 anos, regularizem a sua situação, a fim de que estejam aptos para exercer o seu direito ao voto, seja nestas ou nas eleições vindouras.
“Estamos trabalhando com a capacidade total até o dia 11 de março. É importante que o eleitor busque os serviços da justiça eleitoral para que ele esteja habilitado a exercer o seu direito à cidadania”, diz Carlos Machado.