Cartório Eleitoral de Sapiranga realiza auditoria das urnas em preparação para as eleições

Sapiranga – Quase tudo pronto para as eleições. Na última sexta-feira (23), a Justiça Eleitoral da 131ª Zona Eleitoral, composta por Sapiranga, Araricá e Nova Hartz, realizou a auditoria das urnas.

 

Comumente realizado no período prévio as eleições, a ação tem o objetivo de garantir a legitimidade e credibilidade ao processo de votação, evitando possíveis fraudes ou intervenções no dia das eleições. A auditoria é aberta a entidades públicas, partidárias ou privadas. Entretanto, assim como no ato de 2020, a Justiça Eleitoral de Sapiranga não recebeu visitantes.

Como funciona uma auditoria

O ato que busca a lisura durante as eleições é composto por três situações. De início, 3% das urnas das sessões oficias da Zona são ligadas com o objetivo de verificar a integridade do sistema de votos. Outro fator checado é a “carga” das urnas, selecionadas por sorteio, para ver se possuem algum problema no próprio funcionamento, como bateria fraca ou inexistente, por exemplo.

Por fim, testa-se o pré e um suposto pós-eleição. Esta parte é conferida através da impressão da zerésima, nota obtida através da urna que indica todos os candidatos que podem ser votados. Confirmado a totalidade dos candidatos, faz-se a checagem com, no mínimo, 30 eleitores, também selecionados mediante sorteio, da sessão escolhida. Neste momento, a equipe da Justiça Eleitoral vota em diversos candidatos a ponto de completar todo o esquema das eleições, visando o recebimento de voto de cada candidato. Neste momento, sai o boletim de urna, que indica quantos votos, não computados, cada pretendente recebe.