Caminhonete comprada pela Prefeitura de Sapiranga gera críticas

Crise? | Oposição criticou compra de caminhonete usada pelo gabinete da prefeita, que custou R$ 113 mil aos cofres públicos

Sapiranga – O tema é indigesto para os governistas. Em pleno momento em que o país debate soluções para driblar a crise financeira, onde todos os gestores públicos buscam alternativas e soluções para fecharem as contas no azul em 2015, os vereadores de oposição trouxeram à tona a compra pela Prefeitura de Sapiranga de um veículo utilitário, para o uso exclusivo do gabinete da prefeita, Corinha Molling.

Comprado em uma concessionária da RS-239 em Sapiranga, o veículo Chevrolet Captiva 2.4 2014/2015 custou aos cofres públicos R$ 113 mil. A aquisição, que se incorpora ao patrimônio da Prefeitura, foi adquirida no mês de abril. Os dados são do Portal da Transparência da própria Prefeitura.

Entre os vereadores que criticaram a compra do modelo Sport Utility Vehicle (Veículo Utilitário Esportivo, popularmente conhecido como SUV) está o vereador petista João Moraes. “Por que um carro tão caro? É uma caminhoneta caríssima. Dava para comprar três carros populares para a área da saúde”, destacou o vereador.

O uso de carros exclusivos para o deslocamento do (a) prefeito (a) não é incomum. Em Nova Hartz, o prefeito Arlem Tasso (PT) compartilha um Ford Fusion com seus secretários. O campo-bonense, Faisal Karam (PMDB) conta com um Chevrolet Meriva para resolver assuntos do município. Em Araricá, Sergio Machado (PMDB) utiliza o seu próprio veículo e os da frota municipal.

Prefeitura emite nota

O carro utilizado para o transporte da prefeita Corinha Molling foi adquirido no início deste ano, sendo entregue em abril.

Ocorreu pesquisa de preços através de pregão presencial, com vários carros cotados.

Ressalta-se que esta aquisição só ocorreu após a necessária renovação da frota municipal (devido ao sucateamento documentado de veículos por parte da administração anterior), que contemplou as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Planejamento/Meio Ambiente nos dois últimos anos. Trata-se de uma Captiva 2.4, modelo 2014/2015, que foi adquirida devido a problemas com o automóvel anterior, um Vectra 2006, com 169.615 quilômetros rodados.

O automóvel Vectra, que era o veículo oficial, apresentava problemas de manutenção e, inclusive, teve que ser levado para reforma parcial do motor neste ano.

Por segurança e por se tratar de veículo de transporte da representante oficial da cidade, sendo este veículo não uma aquisição pessoal, mas para o município, a compra da SUV foi autorizada.

O que causa estranheza na Administração Municipal é que, seis meses após a aquisição do veículo, este tenha sido o assunto de interesse de vereadores de oposição e de alguns ex-integrantes da base aliada em sessão da Câmara.