Política

Câmara de Vereadores de Sapiranga adota sistema de votação eletrônico


  •   
  •  

Sapiranga – A Câmara de Vereadores vem inovando o seu sistema e proporcionando maior transparência para a comunidade. Desde o início do mandato, vereadores realizam um trabalho de gestão, buscando atender a comunidade e atualizar o espaço.
Com o trabalho realizado pelo Instituto IGAM, que faz assessoria de órgãos públicos, a Câmara vem melhorando os serviços prestados à comunidade. Implementado neste mês, o poder legislativo adaptou o seu espaço para receber a votação eletrônica.
A parceria com o IGAM também modernizou a informatização do sistema, com mudanças no site e troca dos computadores, que proporcionou maior agilidade para vereadores acompanharem o andamento de cada parecer, diretamente online.
O poder legislativo vem buscando apoio do poder executivo, a fim de que os protocolos possam ser totalmente digitais, como já acontece com os assessores dos palamentares. A medida busca tornar o processo mais rápido e dinâmico.

MODELO DE SÃO LEOPOLDO FOI CONHECIDO



Em janeiro de 2017, José Moura e Leonardo Braga (PSDB) foram até a Câmara de Vereadores de São Leopoldo conhecer o sistema eletrônico. Entusiasta desta ação, Leonardo Braga valoriza. “Este é um projeto indicativo de minha autoria e que trará economia para o Poder Legislativo. Agradeço o presidente Juca por implantar esse sistema”, cita Leonardo.

Vereadores estão em fase de adaptação

Na quinta-feira (19), ocorreu o treinamento dos vereadores para a utilização do novo sistema. Está previsto ainda, duas sessões com acompanhamento dos responsáveis do IGAM, para auxiliar os parlamentares em caso de dúvidas.


Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Sapiranga da terça-feira (24), vereadores já tiveram o primeiro acompanhamento de votações. A próxima sessão acompanhada está prevista para a terça-feira, dia 31.

Melhorias realizadas na Câmara
No início do ano, o Vereador Leonardo Braga (PSDB) convidou o Presidente da Câmara, José Aristides Figueiró de Moura, o Juca (PP), para conhecer o sistema eletrônico da Câmara de São Leopoldo, que já utiliza o sistema eletrônico de votação.

Para a instalação em Sapiranga, foi necessário adquirir 16 tablets e dois televisores. Juca salienta que o sistema ainda está em fase de adaptação, contudo será necessário adquirir uma nova televisão. “Vamos colocar uma televisão maior para o público, pois vimos que fica muito longe para quem está mais ao fundo do plenário para visualizar”, destaca.

O Presidente da Câmara salientou que nenhum vereador poderá levar o tablet para a sua residência. Todos eles serão utilizados somente para votações.

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse