Aumento da população e novas ações: Araricá discute mudanças na cidade

Sessão ordinária de quarta-feira (16), em Araricá Foto: Reprodução/TV Câmara YouTube

Araricá – O aumento da população em Araricá foi tema da sessão ordinária de quarta-feira (16). Através de um requerimento e uma indicação, o Legislativo tratou de aspectos voltados ao crescimento da cidade e que requerem mudanças em diferentes setores.

 

Assinado por todos os vereadores da casa, um requerimento deverá ser entregue ao secretário de Segurança Pública do Estado, Sandro Caron de Moraes, em um apelo à segurança do município. Na sua descrição, a ata solicita a chegada de seis novos policiais militares para Araricá, visto que, hoje, o município conta com apenas quatro agentes. Na descritiva, os vereadores citam o aumento da criminalidade, que acompanhou crescimento populacional arariquense.

Também em observação ao novo volume de habitantes arariquense, a vereadora Tanara Werb (União Brasil), apresentou uma indicação onde sugere à Câmara de Vereadores a criação de um Conselho Municipal de Trânsito. Em sua justificativa, Tanara atribui a carência por ela notada no gerenciamento de tráfego na cidade, além do aumento da população local.

Defasagem da segurança

Conforme o Projeto de Lei do Senado 391/2015, cada Unidade da Federação (Estado) possuirá um policial em atividade para cada 300 habitantes. Entretanto, segundo dados do IBGE (2022), Araricá conta com 8.525 habitantes, o que resultaria em um policial para cada 2.130 habitantes no cenário atual, número muito distante do ideal. Apesar do déficit nacional na formação de agentes, a soma de dez PM’s para toda a comunidade arariquense já representaria um contexto mais adequado e desejado pela população e vereadores.