Área educacional de Sapiranga é premiada e Corinha vai à São Paulo

Reconhecimento | Resultados obtidos na Prova Brasil 2013 ajudaram

Sapiranga – O trabalho na área educacional desenvolvido no município ao longo dos anos, foi reconhecido pelo Instituto Alfa e Beto, de São Paulo, organizadores da 1ª edição do Prêmio Prefeito Nota 10. A prefeita, Corinha Molling, receberá na quarta-feira (29) a Menção Honrosa da Região Sul. Entre os itens analisados pelo instituto para premiar os gestores públicos, estavam as notas obtidas pelas escolas de Sapiranga na Prova Brasil 2013, entre outros itens.  O índice mede a qualidade da educação e Sapiranga atingiu 6,3 pontos nos Anos Iniciais, ultrapassando a média nacional de 5,2 e 5,1 para os Anos Finais, também superando a média nacional de 4,2. Sapiranga superou municípios com mais de 20 mil habitantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O prêmio busca identificar e premiar municípios com elevado grau de municipalização e de qualidade no ensino. O prefeito Guilherme Sampaio Landim, de Brejo Santo, do estado do Ceará, foi o vencedor nacional e destaque da região Nordeste.
Prefeita Corinha compartilha prêmio com toda a rede de ensino
A prefeita Corinha Molling, que é professora (formada em Pedagogia pela Unisinos) e foi secretária de Educação de Sapiranga, se mostrou especialmente feliz pelo destaque que premiou exatamente a área de atuação que a levou a se destacar no município. “É um reconhecimento pelo nosso trabalho na área de Educação do município, que compartilho com todas as pessoas que engrandecem  a nossa rede de ensino.” Segundo estudo do Instituto Humanitas Unisinos – IHU e dados da Secretaria de Educação de Sapiranga, o município é um dos poucos da região do Vale do Sinos que já cumpre  exigências do Plano Nacional de Educação, que devem ser atendidas até 2016.
Saiba mais sobre o Prêmio Prefeito Nota 10
O Prêmio Prefeito Nota 10 é uma iniciativa do Instituto Alfa e Beto (IAB) que busca identificar prefeitos que trabalham para oferecer educação de qualidade a todas as crianças. Como prêmio para o destaque, será ofertado R$ 200 mil ao prefeito, Guilherme Sampaio Landim, do município de Brejo Santo. A rede de Ensino Fundamental do município obteve a melhor avaliação na Prova Brasil. Nas outras quatro regiões do país, os prefeitos dos municípios que mais se aproximaram do vencedor receberão uma menção honrosa (caso da prefeita Corinha Molling).
Entre os requisitos que os municípios precisaram cumprir para receberem o prêmio estão o mínimo de 300 alunos avaliados no 5º e no 9º ano (massa crítica que permite a estabilidade das estatísticas e confiabilidade dos dados), matrícula de pelo menos 70% dos alunos na rede municipal (para atender ao objetivo de incentivar a municipalização), pelo menos 70% dos alunos acima dos padrões mínimos de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática definidos pela organização do Prêmio.
Prefeita Corinha comenta
A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, diz que a educação é prioridade. “Temos que dar prioridade, em primeiro lugar, para todos os alunos. O aluno de hoje é o cidadão de amanhã. Ele é o político de amanhã. O professor de amanhã. Ele é o futuro profissional. E ele cresce e se desenvolve dentro do município”, destacou a prefeita.