Aprovada por unanimidade a redução de 15 para 11 vereadores na Câmara de Sapiranga

Sapiranga – Em votação de segundo turno, a Câmara de Vereadores de Sapiranga aprovou por unanimidade o projeto de Emenda à Lei Orgânica que define a redução do número de vereadores no município. A partir da próxima legislatura serão somente 11 vagas, ao invés das atuais 15 cadeiras.

Ao contrário da primeira votação, todos os vereadores votaram a favor da redução, mesmo diante da contrariedade de alguns parlamentares que defendiam a redução para nove. A assessora jurídica da Casa, Simone Ragazzon, explicou o rito antes da votação desta terça-feira (24) para não deixar dúvidas. “Houve emenda antes da primeira votação. Essa emenda aprovada antes da primeira votação, substituiu para 11 os 9. Agora vamos para segunda, para votar a redução para 11. O nove deixou de existir quando apresentada a emenda. Agora não cabe mais emenda”, disse a advogada.

A votação no primeiro turno aconteceu na tarde de 10 de agosto. O número de 11 somente foi estipulado após diversas discussões internas entre os parlamentares. Houve ainda realização de audiência pública sobre o assunto. Em um primeiro momento, estava prevista uma diminuição para o número de nove, a partir de projeto apresentado pelo suplente em exercício do mandato, Antônio Carlos Pinto (Progressistas), com assinatura do vereador Lauderi Avelino dos Santos (PT).