Aprovada abertura de comissão de ética no caso dos quatro vereadores de Sapiranga afastados

Sapiranga – Os vereadores de Sapiranga aprovaram, por unanimidade, na sessão da tarde desta terça-feira (6), a abertura de processo junto à Comissão de Ética da Câmara de Vereadores, para avaliar a possível quebra de decoro parlamentar referente aos vereadores Alessandro Melo, Cesino Nunes de Carvalho, o Dula (ambos do Progressistas), Valmir Pegoraro, o Baxo (PDT) e Leonardo Braga (PSDB), todos afastados pela Justiça. O parecer prévio foi assinado pelo corregedor José Ambrósio Balardin (PTB), que permanece como presidente, ao lado dos vereadores Vilmar Machado (PTB), Sandro Seixas (DEM) e Jossara Cardoso (PP).

Em investigação da Polícia Civil de Sapiranga, um suposto esquema de compra de votos na eleição da Mesa Diretora foi identificado, em articulações em dezembro de 2018. O pedido de afastamento (feito pela Polícia Civil e que foi acatado pelo Poder Judiciário) tem como base o suposto envolvimento de vereadores nos crimes de corrupção ativa e passiva. Há fortes indícios de que vereadores afastados teriam recebido valores em dinheiro para votar na chapa de Alessandro Melo.

O início dos trabalhos de apuração dessa nova comissão, obrigatoriamente, se dará após a conclusão do Comissão que analisa a quebra de decoro parlamentar envolvendo Alessandro Melo. Flagrado por policiais civis negociando a venda de um revólver, Melo enfrenta processo disciplinar aberto no mês passado. No dia 1º de agosto, os membros da primeira comissão realizaram sua segunda reunião, no Salão do Plenário.

Foto: Arquivo