Apresentação dos vereadores eleitos entra na reta final

Série | Reportagens mostram o que pensam os vereadores eleitos

Região – Mais da metade dos vereadores eleitos nos Municípios já foram apresentados na série de reportagens que o Jornal Repercussão reproduz desde o mês de outubro. Para dar continuidade à sequência de entrevistas com os eleitos, a reportagem apresenta aos leitores àqueles que conquistaram a sétima colocação no pleito de outubro. Entre os escolhidos estão nomes conhecidos do eleitorado em três municípios: Araricá, Campo Bom e Nova Hartz.

Um ex-prefeito e vice-prefeito foi um dos vereadores eleitos em Araricá. Mauro Camargo (PSDB) volta ao cenário político municipal como vereador. Ele chegou a disputar o cargo de prefeito na eleição do ano de 2004, mas na época não obteve sucesso.

Em Campo Bom, Dr. Tigre (PMDB) foi reeleito vereador com 1.212 votos. Após a convenção interna do PMDB que escolheu Francisco dos Santos Silva como candidato à Prefeitura pela legenda, Tigre tem adotado uma postura de cobranças implacáveis frente ao governo do prefeito, Faisal Karam.

Chegou a vez de conhecer os candidatos que obtiveram a sétima maior votação

7º mais votado em Araricá: Mauro Camargo (PSDB). Votos: 117
O vereador eleito, Mauro Camargo, fará sua estreia na Câmara de Vereadores. Mas, se engana quem pensa que ele não possui experiência. “Fui vice-prefeito do Mário Augustin e quando ele se licenciou para concorrer à Prefeitura de Nova Hartz, assumi como prefeito. Depois disso, minha esposa se elegeu vereadora e continuei muito próximo da política”, resume. Foram quase 12 anos afastado do meio político, mas Mauro anuncia que pretende dialogar abertamente com o prefeito eleito, Flavio Foss (PP), sobre os pontos que o Município precisa avançar. “Sou um filho de Araricá. A política é um instrumento que possibilita transformar a realidade das pessoas. Tenho prazer em ajudar Araricá e nesses anos, aprendi muito e sei que posso ajudar o Município”, projeta Mauro. Nos próximo anos, Mauro projeta fiscalizar de perto a execução das obras públicas – área na qual possui experiência profissional. O ex-vice-prefeito e prefeito acredita que ocorreram momentos em que alguns pontos essenciais no Município não foram tratados da forma como deveriam. “Vou fazer uma política diferente”, projeta.

7º mais votado em Campo Bom: Dr. Tigre (PMDB). Votos: 1.212
O médico Paulo César Lima Tigre irá para o seu segundo mandato de vereador no Município. Anteriormente, participou de outras duas eleições (2008 e 2012). Na primeira disputa – em 2008 – quando ainda era filiado ao DEM, foi o sexto candidato mais votado, mas não conseguiu se eleger, ficando na suplência. Quatro anos depois – em 2012 – já no PMDB, conquistou a segunda maior votação com 1.652 votos. Durante o ano de 2016, Dr. Tigre, que é médico concursado da Prefeitura de Campo Bom, viveu momentos de grandes emoções partidárias. Apoiado por seus colegas de PMDB, Maximiliano de Souza, Sadi Santos e de Pedro Paulo Gomes, apresentou o seu nome para disputar o cargo de candidato à Prefeitura de Campo Bom nas prévias do PMDB. Nas duas disputas – a primeira acabou anulada – Dr. Tigre acabou ficando na segunda colocação na preferência dos militantes peemedebistas. Passado o período eleitoral, onde ocorreram diversas divergências internas no PMDB, Tigre assumiu uma postura contestadora e fiscalizadora de todos os atos do governo do atual prefeito, Faisal Karam.

7º mais votado em Nova Hartz: Eloir Colombo (PMDB). Votos: 332
“Espero que o nosso Município comece a crescer e a se desenvolver. Precisamos trazer outro tipo de emprego e mão de obra para Nova Hartz. Temos que diversificar a economia. É claro que temos que trabalhar a favor do calçado, mas não podemos depender só deste setor. Por isso, vou lutar pela viabilização de um distrito industrial e escola técnica para o Município”. Essa é uma síntese do pensamento do vereador reeleito, Eloir Colombo. A partir de 2017, Colombo irá para o seu segundo mandato e garante que as propostas e projetos bons para os munícipes, votará a favor. Projetos que prejudiquem a municipalidade, votará de forma contrária. “Farei uma oposição correta e não uma oposição feroz. Neste primeiro mandato, tudo o que foi bom, votei a favor. Fiscalizei muitas ações no Município e esse é o papel do vereador. Por isso aumentei minha votação em 48 votos”, avalia. Na próxima legislatura, Colombo diz que fiscalizará todos os atos da Prefeitura. “Não vou fazer um mandato centralizado em uma área. O que estiver certo, vou dizer que está certo”, anuncia.

7º mais votado em Sapiranga: Alessandro Melo (PP). Votos: 1.107
De uma família que atua fortemente em causas comunitárias – seu pai é presidente de uma Associação de Moradores e sua irmã é conselheira tutelar – Alessandro Melo honrou a tradição familiar e se elegeu para o seu primeiro mandato como vereador de Sapiranga. “Essa vitória eu venho construindo desde 2008, quando concorri pela primeira vez, na época com 19 anos. Fiz muitas visitas no Loteamento João Goulart e isso ajudou bastante”, relembra. Nos próximos quatro anos, Alessandro atuará em sintonia com a Administração da prefeita, Corinha Molling. “Quero trabalhar ao lado da prefeita fazendo a boa política. Nesta eleição, os eleitores de Sapiranga optaram por uma profunda renovação entre os seus representantes. São 11 novos vereadores”, pontua. Como vereador, Alessandro promete rigidez quando o assunto for gastos públicos. “Sentamos por duas vezes com os colegas de PP que foram eleitos e vamos trabalhar para reduzir os gastos da Câmara de Vereadores. Estamos analisando a viabilidade de estabelecer apenas um turno de trabalho e diminuir os gastos com diárias”, projeta.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664