Alceu Moreira recebe do Parlamento gaúcho a Medalha Deputado Emérito 2020

Foto: Assembleia Legislativa

Por Assembleia Legislativa
Em sessão solene nesta quarta-feira (1º), o ex-deputado estadual, ex-presidente da ALRS e atual deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) recebeu a Medalha Deputado Emérito referente ao ano de 2020.
A proposição foi do deputado Edson Brum (MDB), que ocupa a pasta da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e reassumiu o mandato parlamentar hoje para poder prestar a homenagem. Autoridades, familiares e colegas partidários de Alceu Moreira prestigiaram a solenidade no Plenário 20 de Setembro.

Pronunciamentos

Edson Brum dividiu com a bancada do MDB a proposição da homenagem. Destacando a conduta pessoal, profissional, social, partidária e política de Alceu Moreira, citou a honra, a moral, a virtude, a decência, a justiça, a bondade, a honestidade e a coragem como características do deputado federal. “Sua caminhada pessoal desde a infância foi marcada pelo respeito aos princípios que devem ser seguidos por todos nós. Ainda que de origem muito humilde, onde a falta de meios poderia servir de cenário para uma vida infrutífera, foi bem ao contrário: cresceu e prosperou”, afirmou.
O proponente da distinção também falou da trajetória política de Alceu Moreira, desde sua filiação ao MDB em 1980 até os cargos eletivos que desempenhou a partir de então. “Isso nos dá razões de sobra para reconhecer não somente a sua vitoriosa caminhada política, mas especialmente a forma com que desempenhou tantos cargos, a maioria deles, no campo político, pelo voto das urnas”, detalhou. Edson Brum ainda citou a luta que o homenageado vem travando para defender o setor primário na presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária do Congresso Nacional.
“O deputado Alceu Moreira tem a marca registrada de um homem cujas raízes não se desprenderam por conta do tempo ou dos rumos da história. Nesta nossa Casa, mesmo nos piores momentos de enfrentamento de ideais e conceitos, se mostrou cordato, pacificador, negociador – aliás, exemplo de dignidade política. O nosso homenageado, com a outorga que hora se concede, honra o parlamento gaúcho, a Casa do Povo”, finalizou.
Alceu Moreira fez questão de cumprimentar e falar de cada uma das autoridades, colegas da política e assessores que prestigiaram a solenidade. “É impossível fazer vida pública sem equipe. Tenho muito gratidão por todos aqueles que estão e caminharam comigo”, afirmou. O deputado fez um agradecimento especial para sua família pelo companheirismo, aconselhamento e tolerância ao longo de sua trajetória política. Dirigindo-se ao proponente da distinção, destacou a longa amizade que tem com Edson Brum, lembrando que ambos têm temperamentos semelhantes e a disposição de andar por todos os cantos do RS.
O homenageado lembrou do período que presidiu a Assembleia gaúcha, em 2008, e criou o movimento Sociedade Convergente. “Naquela época, existia no exercício político, muito parecido com hoje, a vontade de exercitar a política pela discordância, sempre ficar no extremo, fazer o combate frontal, dizer que tudo está errado para desconstrução do outro. E mesmo então já dizíamos que o RS não cresce assim”, destacou. Avaliou que, atualmente, o ambiente na ALRS já mudou, com os parlamentares podendo conversar mesmo discordando, o que ainda não ocorre em Brasília. “Quando se faz o debate político sem a busca da convergência, esse ambiente se torna inóspito”, lamentou.
Alceu Moreira ainda falou do trabalho que realizou na Frente Parlamentar da Agropecuária e disse que hoje, aos 67 anos de idade, perdeu o direito ao ego e à vaidade, estando disponível para qualquer função que seu partido e a sociedade necessitarem para a transformação. “Se é para continuar como deputado federal, será com muito prazer que vou continuar, correndo desesperado por aqueles corredores, buscando solução em todos os cantos. Se é para ser governador do meu estado, estarei à disposição com muito prazer. E se não é para nada, se eu tenho que voltar para minha família, também vai ser extremamente prazeroso”, enfatizou. Por fim, agradeceu a todos os deputados da ALRS pela distinção a ele concedida.
Ao encerrar a sessão solene, o presidente da Casa, deputado Gabriel Souza (MDB), ressaltou que o título concedido a Alceu Moreira é o mais honroso concedido pela Assembleia Legislativa, já que apenas um ex-deputado por ano é destacado. O parlamentar falou de sua relação de amizade com o homenageado e da grande admiração que tem pelo trabalho que o deputado federal realiza. “Seu estilo de fazer política é comprometido com as pessoas com os quais se relaciona”, apontou, lembrando os roteiros que realizou junto com Alceu Moreira, nos finais de semana, em festas de comunidades no interior do RS. “Em nome de todos os 55 deputados estaduais do Rio Grande do Sul, em nome das 17 bancadas que compõem esta Casa, de várias linhas ideológicas diferentes, somando-se à proponência do deputado Edson Brum, nós também subscrevemos este ato de concessão do título de Deputado Emérito da Assembleia Legislativa do RS à vossa excelência. Parabéns”, finalizou.

Currículo

Natural da Sanga Funda, em Terra de Areia (antigo distrito de Osório), no Litoral Norte, Alceu Moreira é filho de pequenos agricultores. Começou a trabalhar na roça,  foi auxiliar de padeiro e representante comercial, quando vendia produtos agropecuários de porteira em porteira, pelo interior do Estado.
Em 1980, ingressou no MDB e, atualmente, preside o Diretório Estadual da sigla no RS. Pelo partido foi eleito  vereador (1983/1988), vice-prefeito (1993/1996) e prefeito reeleito de Osório (1997/2002); presidente da Famurs (1999/2000); deputado estadual reeleito (2003/2010) e presidente da Assembleia Legislativa (2008); secretário de Estado da Habitação (2003/2006); e deputado federal reeleito para o terceiro mandato (2011/2023).

Galeria dos Deputados Eméritos

Além dos discursos de Edson Brum, Gabriel Souza e Alceu Moreira, houve manifestação dos representantes das bancadas da ALRS. Após a sessão solene, os participantes se dirigiram ao Espaço Oswaldo Aranha, onde houve descerramento de uma fotografia de Alceu Moreira na Galeria dos Deputados Eméritos.