A roda D’água da discórdia que motiva pedido de cassação do Prefeito Flavio Jost

Em 2013, no primeiro ano do Repercussão, fomos conhecer uma das mais antigas rodas d’água do município. Naquela oportunidade, Vitor Schmidt, irmão do ex-prefeito, Ernani Schmidt, nos apresentou o antigo sistema de moinho d’água que ainda possui parte de sua estrutura preservada no bairro Arroio da Bica. Pois, justamente, pensando em manter viva essa tradição de preservação da cultura local, que o atual prefeito, Flavio Jost, autorizou a implantação de um monumento para reverenciar as antigas rodas d’água. Para surpresa de todos (menos para o Repercussão, que acompanha os bastidores da política local) a oposição entrou com um pedido de cassação do prefeito por suposta infração político/administrativa na instalação da roda d’água. À turma interessada na cassação fica o recado: parabéns por terem criado o roteiro Turístico Roda d’água na época que governaram. Agora, buscar cassar um prefeito, legitimamente eleito pelos moradores por essa instalação é, no mínimo, intransigência. Ubiratan Trindade (MDB), outro ex-prefeito, teceu o seguinte comentário para este jornal: “Neste momento, apenas afirmo ser uma grande injustiça com o Flavio”, declarou Bira.e injustiça com o Flavio”, declarou Bira.

O que já está em jogo neste caso

Processo de impeachment, naturalmente, é uma ação política liderada por partidos. E, como a ampla maioria dos partidos é movida por cargos, esse tema também está por trás dos interesses de parte da turma interessada na cassação. A prova está nesse recado, enviado para a redação do Repercussão, em que anuncia que “os futuros secretários estão escolhidos”. Percebendo a gravidade deste recado, obviamente, o autor apagou a mensagem. Mas, em tempo, a reportagem conseguiu printar a tela que você lê ao lado!

O Partido Progressista de Nova Hartz emitiu uma nota, na qual os membros fazem as seguintes observações: “Estamos presenciando um fato claro de perseguição política contra o prefeito Flavio, não é de hoje que alguns de nossos opositores na Câmara de Vereadores tentam distorcer os fatos e denegrir a imagem do governo. Seguimos firmes o trabalho, mantendo o foco nas necessidades e anseios de nossa comunidade. Entendemos que estes que o fazem desta forma não se preocupam com o futuro de nosso município, apenas com sua sigla partidária e acreditam que com a possível cassação do prefeito, terão a chance de compor um governo com cargos à sua disposição. Afinal, os comentários que ecoam nos bastidores é de que “os novos secretários já estão escolhidos e inclusive o número será aumentado.” O empreguismo e o assistencialismo são fantasmas que assombram também”, é o que consta na nota enviada à redação pelo PP.