Vereadores de Sapiranga analisam instauração de Comissão de Ética para analisar prisão de Alessandro Melo

Sapiranga – A notícia da prisão do vereador sapiranguense, Alessandro Melo (Progressistas), foi tratada com muita perplexidade e surpresa pelos colegas. Ainda durante a noite da quinta-feira (13), logo após a notícia da prisão ser veiculada em primeira mão pelo Jornal Repercussão, vereadores e lideranças expressavam espanto com o contexto que motivou a ação policial e consequente prisão da liderança progressista.

Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (14), existem conversas informais entre os vereadores sobre a necessidade da retomada da Comissão de Ética na Câmara de Vereadores. O Repercussão apurou que a presidente da Câmara, Olivia Steigleder (Progressistas) se reuniu com o delegado, Fernando Pires Branco, para obter detalhes e embasamento nas futuras decisões que a Câmara tomará como instituição. As próximas horas serão de reuniões entre os integrantes da Mesa Diretora (Olivia, Diego Lima e Dico), e posteriormente, com os demais vereadores.

Caminhos a serem percorridos

Por se tratar de um caso criminal envolvendo um vereador, existe todo um rito legal que é necessário seguir. Primeiro, é necessário instaurar a Comissão de Ética, que posteriormente, analisará uma eventual suspensão do vereador, e por último, uma eventual cassação. Antes disso, ocorre os procedimentos de averiguação dos fatos, tudo, com ampla possibilidade de defesa para o vereador Alessandro Melo.

Eventual convocação de suplente

A suplente imediata do vereador, Alessandro Melo, é a ex-secretária de Assistência Social, Jossara Cardoso. Até o momento, a Câmara de Vereadores não fez a convocação de Jossara. Porém, para ocorrer a convocação da suplente é necessário fazer, em até, 48 horas antes da sessão da próxima terça-feira (18).

Nesta sexta-feira, 14, a Câmara de Vereadores solicitou uma análise técnica para o Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM), mas até a postagem desta notícia, o instituto ainda não havia retornado aos questionamentos do Legislativo sapiranguense.

O Jornal Repercussão tenta contato com a defesa do vereador Alessandro Melo.

Crédito da fotografia: Polícia Civil de Sapiranga