Vândalos atacam unidade de saúde de Sapiranga e mais de 500 doses de vacinas são perdidas

Sapiranga – Servidores da Unidade de Saúde Ferrabraz foram surpreendidos ao chegar para o trabalho na manhã da quarta-feira, 24 de abril. Os profissionais de saúde se depararam com atos de vandalismo praticados durante a madrugada e que provocaram prejuízos, inclusive com a perda de doses de vacina que ficaram sem refrigeração durante toda a madrugada.

Os vândalos quebraram o cadeado do contador de luz e desligaram o disjuntor, ocasionando uma falta de energia elétrica em toda a unidade de saúde. A energia só foi reestabelecida com a chegada dos profissionais no início da manhã, mas as vacinas precisaram ser descartadas, uma vez que não podem ficar sem refrigeração por um longo período.

“O sentimento é de indignação e revolta pelo ocorrido. Somos cobrados para que não faltem medicamentos e vacinas e um caso como esse prejudica com o nosso estoque de vacinas da unidade, prejudicando toda a comunidade que utiliza a unidade de saúde”, pontua a prefeita Corinha Molling.

“Estamos realizando um trabalho minucioso para administrar os nossos estoques de vacinas, já que estamos com problemas de envio por parte do Governo do Estado, e ainda somos surpreendidos por atos repugnantes como esse”, completa a Secretária Municipal de Saúde, Janete Hess.

No total, 529 doses de vacinas foram perdidas devido ao ato de vandalismo, sendo que desse total, 260 eram direcionadas para a vacina da gripe, na qual a campanha nacional está em andamento. As doses precisarão ser repostas para atender a demanda da unidade de saúde.

Vacinas descartadas em virtude do ato de vandalismo

Influenza (vacina da gripe) – 260 doses;
Meningo (meningite) – 19 doses;
HPV – 10 doses;
Rotavirus – 16 doses;
Tetra Viral (sarampo, rubéola, caxumba e catapora) – 18 doses;
VOP (polio)- 75 doses;
Varicela – 15 doses;
DPTa (difteria, tétano e coqueluche) – 7 doses;
Pneumo 10 – 10 doses;
Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, polio e meningite) – 18 doses;
Hepatite B – 30 doses;
DT (difteria tétano) – 10 doses;
Hepatite A – 8 doses;
Triplice Viral (sarampo, caxumba e rubeola) – 13 doses;
Febre amarela – 20 doses.

Fonte e foto: PMS