Vale do Sinos registra queda dos indicadores criminais em 2023

Foto: Divulgação/ soldado De David/PM5

Região – Desde o início de 2023, na região do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO/VRS) foram aplicadas diversas estratégias com o objetivo de combater a criminalidade e promover a ordem. Polícia, comunidade e demais instituições uniram forças em prol de um objetivo comum: construir um ambiente mais seguro para todos. A atuação integrada dos órgãos de segurança, em parceria com as comunidades e a sociedade civil, foi fundamental para alcançar os resultados positivos, o que reflete uma região mais segura e tranquila.

 

Nos 16 municípios de abrangência do CRPO/VRS no ano de 2023, em comparação ao de 2022, resultou em uma significativa redução dos índices de criminalidade. Dentre os dados, o que mais teve diminuição foi nos roubos a transporte coletivo, alcançando 86%; seguindo os roubos de carga, que ficaram em menos 38%; nos roubos a pedestres houve a baixa de 27%; roubos a veículos diminuíram em 25%; e os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) tiveram uma queda de 22%.

Tais resultados foram possíveis, tendo em vista também o grande empenho dos policiais militares, que trabalham diariamente no policiamento ostensivo. Nesse período, houve aumento de 71% nas abordagens de pessoas e 97% em veículos, o que proporcionou maior percepção de segurança a toda a comunidade.

Outro fator determinante para o sucesso alcançado na redução dos índices criminais foi a integração e o apoio da comunidade. A conscientização sobre a importância da denúncia e o fortalecimento da parceria entre população e polícia foram fundamentais para inibir as ações dos criminosos. Através de campanhas educativas, programas de prevenção e policiamento comunitário, conseguimos estabelecer um canal de comunicação eficiente e criar uma cultura de colaboração e participação ativa da sociedade na segurança pública.

A redução dos índices criminais em 2023 é motivo de celebração. A segurança é um direito de todos e devemos trabalhar incansavelmente para garantir um futuro cada vez mais seguro para nossas famílias e comunidades.

Por Comunicação CRPO/VRS