Trio rouba advogado, faz sequestro relâmpago e acaba preso por policiais civis de Sapiranga

Sapiranga – Uma ocorrência de roubo com tentativa de latrocínio contra um advogado sapiranguense teve o seu desfecho nesta quinta-feira (30). Depois de quase 48 horas investigando pistas e conexões do crime, os policiais civis da Delegacia de Sapiranga chegaram aos quatro indivíduos – um menor e três maiores de idade – responsáveis por uma ação criminosa com semelhanças de cenas cinematográficas, que só são possíveis de assistir em filmes de ação.

Era terça-feira (28), por volta das 19 horas, quando um advogado de Sapiranga se aproximava da sua residência em uma área nobre do Município. Neste momento, três indivíduos armados surgiram e anunciaram o roubo, entrando no veículo da vítima. Inicialmente, os criminosos demonstraram interesse em entrar na residência de alto padrão da vítima. Assustados, os homens perguntaram quantas pessoas estariam dentro da residência. Sentindo que os bandidos poderiam machucar sua família, o advogado arrancou com a sua caminhonete – uma Range Rover – e começou a circular pela área central de Sapiranga. Neste percurso, os bandidos agrediram a vítima com socos, tapas e coronhadas.

Em determinado momento, aproveitando a distração dos criminosos que queriam assumir a direção do veículo e fugir em direção à Novo Hamburgo, a vítima abriu a porta do veículo e se jogou da camionete. Neste momento, um dos indivíduos ainda tentou atirar contra o advogado, que estava caído na rua, mas a arma acabou falhando. Apavorada, a vítima conseguiu fugir dos indivíduos e pediu ajuda.

Sequestro relâmpago e trapalhadas
Nas proximidades do Parque do Imigrante, entre a Avenida Mauá, a Avenida 20 de Setembro e a João Corrêa, os bandidos, com medo de que a Range Rover contaria com um rastreador, decidiram abandonar o veículo. Percebendo que um cidadão saía da sua residência com a família em uma camionete Tucson prata, os indivíduos aproveitaram a oportunidade e efetuaram um segundo roubo, abandonando a Range Rover roubada do advogado.

No exato momento em que os três indivíduos estavam roubando o segundo veículo, um cidadão que estava caminhando na rua normalmente acabou sendo abordado e foi forçado a entrar no veículo. Conforme a Polícia Civil, como os bandidos estavam perdidos (eles eram de Novo Hamburgo) precisavam de ajuda para fugir de Sapiranga. Nas proximidades da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na divisa com Campo Bom na RS-239, o cidadão acabou libertado pelo trio.

Gravação ajuda na localização dos criminosos e de camionete roubada
Uma gravação obtida durante as investigações ajudou a Polícia Civil de Sapiranga a chegar aos elementos responsáveis pelos roubos. No processo de audição, foi constatado que um quarto elemento havia dado o suporte logístico aos indivíduos nas ações. Com pistas de que um automóvel Agile vermelho havia sido usado em outras ações criminosas pela região, os policiais rastrearam ocorrências semelhantes nas delegacias do Vale dos Sinos e constataram que quatro indivíduos em um Agile vermelho acabaram presos por receptação em Novo Hamburgo.
De posse da informação, os policiais civis de Sapiranga levaram as vítimas (o advogado e o proprietário da Tucson) até a DPPA em Novo Hamburgo, momento em que as vítimas de Sapiranga reconheceram os elementos como os responsáveis pelos roubos dos veículos em Sapiranga.

Três presos e veículos recuperados
Na ação, os Policiais Civis de Sapiranga conseguiram recuperar, próximo da Feevale, em Novo Hamburgo, a Tucson roubada. Ainda foi apreendido o veículo Agile vermelho usado pelos criminosos nas ações. Os três elementos foram presos por receptação e a Delegacia de Sapiranga ainda busca enquadrar os indivíduos no crime de tentativa de latrocínio contra o advogado.

Vídeo mostra momentos do sequestro

Circula, na Internet e nos grupos de WhatsApp, um vídeo que mostra cenas do sequestro. A gravação acompanha os sequestradores, enquanto se direcionam à Avenida Mauá. Na sequência, a camionete é estacionada e o pedestre, que é forçado a entrar no veículo, guia os criminosos em direção à RS-239.