Tiroteio acaba com morte de adolescente em Sapiranga

O ano de 2014 não será esquecido tão cedo pelos sapiranguenses. Uma discussão por um roubo de uma bicicleta foi a causa do 26º assassinato do ano na cidade. O adolescente Vinícius Vieira Gomes, de 14 anos, foi morto por volta das 16h desta quarta-feira (24) na Rua Irmã Dulce, no Bairro Amaral Ribeiro, próximo à Escola Ayrton Senna.

O jovem estava no local com o seu irmão, Alex Silveira Gomes, de 19 anos, procurando o suspeito de ter roubado uma bicicleta de dentro do pátio da casa da família. De acordo com testemunhas, Valdecir Simões dos Santos, de 37 anos, aproximou-se da dupla com a bicicleta roubada e questionou se algum dos irmãos iria querer retomar o objeto. No mesmo momento, Santos deu dois tiros no menor de idade.

O irmão da vítima, Alex, ainda tentou defender Vinícius, pegando uma das duas armas de posse de Valdecir e atirando na perna do homem. Populares tentaram socorrer Vinícius, mas o jovem morreu minutos após. Os moradores também tentaram linchar Valdecir no próprio local. O homem foi levado em estado grave e com o rosto desfigurado para o Hospital de Sapiranga, onde seria transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) por volta das 18h.

De acordo com a Polícia, Valdecir tem diversos antecedentes criminais e responde, inclusive, por homicídio praticado no ano de 2004.

Leozir Ferreira Gomes, pai do menor de idade falecido, disse que o adolescente vivia uma vida tranqüila. “Lamentável um homem roubar a bicicleta da minha família e ainda achar que está com a razão, matando o meu filho Vinícius, uma criança, que era gente boa e sem antecedentes criminais”, frisou.

Alex, o irmão de Vinícius, fugiu por uma matagal após ter dado o tiro na perna de Valdecir e ainda não foi localizado.  

O caso será registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo.