Som alto, rachas e rastro de lixo geram revolta de moradores na Estrada do Carlão

Placa que proíbe som automotivo é ignorada na Estrada do Carão Foto: Melissa Costa

Sapiranga – São os dias de descanso. O final de semana costuma remeter ao oposto de estresse, correria e incomodação. Porém, para quem reside na Estrada do Carlão, no bairro Voo Livre, as sextas-feiras, sábados e domingos têm sido dias difíceis, principalmente por causa do tumulto gerado pela grande quantidade de pessoas aglomeradas, som alto e até rachas. Além do barulho que chega a virar a madrugada, moradores também têm se revoltado com o rastro de lixo deixado às margens da estrada.

 

O morador Rodrigo Tressoldi diz que “na sexta e sábado, ninguém dorme”. Com a pandemia, a situação havia amenizado, porém, há cerca de duas semanas, o problema voltou a tumultuar. “No primeiro final de semana após a pandemia, tudo voltou ao normal. Pessoal que coloca carro de som, enchendo a rua, pessoal das motos que faz racha de madrugada, bebedeira. De manhã, quando saem, por volta das 6h ou 7h, todo lixo produzido por eles fica na rua, dos dois lados”, diz ele, lembrando que integrantes da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) costumam fazer a limpeza em razão dos voos.

 

Placas proibindo estacionamento serão instaladas

O chefe da Guarda Municipal de Sapiranga, Sidnei Soares, reconhece o problema vivido pelos moradores da Estrada do Carlão e conta que novas placas proibindo o estacionamento serão adquiridas e instaladas no trecho. “Com o sistema de bandeiras do Estado e para evitar aglomeração, estava provisoriamente proibido o estacionamento na totalidade da estrada. Com as restrições sendo retiradas em todas as áreas, nós, como agentes públicos, observamos que as pessoas não estavam dando o devido cuidado que deveria ser tomado, pois nós começamos a fechar determinadas ruas que estavam com aglomerações e as pessoas simplesmente mudavam de lugar, sendo assim, optamos por retirar as placas de proibição”, disse ele, reafirmando que está sendo providenciada a compra de mais placas de proibição de estacionamento das 23h30 às 06h30. “Creio que seja mais um meio de tentar inibir pessoas que vêm para fazer baderna neste local”. Ações em conjunto com a Brigada Militar também serão realizadas.

Ações de repressão

O capitão Juliano Cardoso Arali e o major Pedro Alexander Beron da Cunha, da Brigada Militar, relatam que a corporação realiza ações diuturnamente e, assim como citado pelo chefe da Guarda Municipal, operações deverão ser realizadas em conjunto entre as duas forças de segurança. Os policiais também pedem que se os moradores têm filmagens ou fotos que flagram racha, som alto e demais atitudes que são ilegais, entrem em contato com a BM, pois estas também podem ajudar a responsabilizar os responsáveis. A BM também recebeu, há poucos dias, uma representante dos moradores e, em breve, haverá uma reunião com a comunidade local.