Simulação de assalto caracteriza ação inédita da Brigada Militar

Uma ação inédita no Rio Grande do Sul reuniu forças de segurança em Novo Hamburgo, na manhã desta quarta-feira, 26. Foi simulado um assalto à uma agência bancária no Centro da cidade. Ruas próximas ficaram fechadas. Forças policiais circularam pelo local, além de um helicóptero da Brigada Militar, que sobrevoou a área durante o treinamento.

 

Para o exercício, os agentes estavam equipados com simulacros de armas e explosivo. Em um primeiro momento, houve um telefonema para o 190. Logo após, viaturas se deslocaram até o endereço.

Em frente ao banco, os policiais encenaram a fuga em veículos que já estavam próximos ao local. Um artefato explosivo foi deixado para trás. Durante a ação, não ocorreram disparos. Logo após, o Batalhão de Operações Especiais, o Bope, participou do treinamento, realizando o rescaldo da cena e detonando o explosivo com segurança.

Um ponto de bloqueio, formando barreiras, foi montado em um dos principais acessos da cidade e teve o apoio de equipes Batalhão De Operações Especiais e do 1º Batalhão de Choque, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Comando Rodoviário e Polícia Civil. A última parte da simulação foi uma busca pelos fugitivos em uma área de mata.

Esta ação, pioneira no estado, e que contempla uma das fases do plano de defesa de cidades, teve como foco a repressão aos crimes chamados de “Novo Cangaço”, onde organizações criminosas realizam diversas ações.