Sapiranga registra o primeiro assassinato de 2017

Sapiranga – O município registrou no final da noite desta quarta-feira (4), por volta das 22h, o seu primeiro assassinato do ano. Um homem, identificado como Valtoir Pedro Machado, 50 anos, foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) quando estava em sua residência, na Rua Meltzer, Bairro Vôo Livre.

A esposa de Machado disse à Polícia que viu quatro indivíduos rendendo o seu marido no pátio da casa do casal. Os criminosos teriam retirado todos os pertences dos bolsos da vítima. Em certo momento, Valtoir conseguiu se desvencilhar dos bandidos, correndo para dentro da residência. Foi então que os criminosos efetuaram diversos disparos de arma de fogo na direção da vítima, que teve a perna esquerda e o tórax atingido.

Os bandidos fugiram do local em um veículo não identificado e Machado foi levado para o Hospital Sapiranga por vizinhos de sua residência, onde não resistiu aos ferimentos e morreu.

Delegado acredita que antecedentes não tem a ver com o crime

O delegado da Polícia Civil de Sapiranga, Fernando Pires Branco, disse para a reportagem do Jornal Repercussão na manhã desta quinta-feira (5) que a morte de Valtoir Machado não deve ter ligação com antecedentes da vítima no passado. “A vítima possuía vários antecedentes, porém ele aconteceram até o ano de 2011, após esta data ele não se envolveu em nenhuma ocorrência policial. Os antecedentes dele aparentemente não tem nenhuma vinculação com a morte”, salientou Branco.

Entre os antecedentes criminais de Machado registrados até o ano de 2011, conforme apurado pela reportagem, estão: furto, resistência/desacato, tráfico, posse de entorpecentes. Agora, a Polícia Civil de Sapiranga investigará o caso para capturar os envolvidos no crime.

Assassinatos, porém, registram queda em Sapiranga nos últimos anos

Apesar do latrocínio contra a vida de Valtoir Machado ocorrido nesta quarta-feira, os números de mortes violentas na cidade tiveram uma redução nos últimos anos. Após 2014, quando o município registrou o recorde de assassinatos (27 no total), os anos de 2015 e 2016 apresentam reduções significativas na cidade.

Em 2015 foram 16 crimes contra a vida, praticamente 40% a menos do que 2014. Já no ano passado (2016), o número de mortes violentas foi reduzido para 10 assassinatos, outra redução de aproximadamente 40%, frente a 2015. Se calculada a redução de mortes de 2016 para 2014, chega-se ao percentual próximo de 60% de redução neste tipo de crime no município.

As reduções no número de assassinatos foram acompanhadas pela troca de comando na Delegacia de Polícia Civil da cidade. Em janeiro de 2015, Fernando Pires Branco assumiu o posto, conforme noticiado na ocasião pelo Jornal Repercussão (clique aqui e relembre) e tem combatido fortemente com a sua equipe os mais diversos tipos de crime em Sapiranga. “Estamos nos esforçando pra fazer o máximo com os recursos que a gente tem”, frisa Branco.