Roubos crescem 15% em 2013 e municípios terão novos aliados

Tipo de crime em que há uso de violência registra alta em comparativo com 2012. 
Ações devem aumentar patrulhamento
Região – O número de roubos praticados nos municípios cresceu 15% este ano em comparação com o ano passado. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), relativo aos três primeiros meses do ano e mostra que até março de 2013, foram 169 ocorrências contra 147 no mesmo período de 2012. 
O roubo – delito praticado com o uso de violência ou grave ameaça – é um dos crimes mais comuns nos municípios. Entre os atos que se enquadram nesta categoria estão o roubo de pedestres e à residências.
O roubo à residências, aliás, é um dos mais imprevisíveis para a vítima e a polícia. Em situações extremas, os bandidos atiram nas vítimas ao menor sinal de reação, como na morte da campo-bonense, Jaqueline Leal Nunes.
Sala nova
Nesta sexta-feira (19), às 14 horas, a Prefeitura de Campo Bom e o Consepro entregam à Brigada Militar as novas instalações da Sala de Operações da 3ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar em Campo Bom. Foram investidos quase R$ 30 mil na estrutura que foi toda reformada, sendo recuperada todas as instalações elétricas do espaço. Uma TV de 42 polegadas também foi incorporada à estrutura da sala onde é realizado todo o monitoramento por câmeras de Campo Bom.
Sapiranga também terá melhorias
*Sapiranga recebeu ontem (17), em solenidade no Parcão, três novas viaturas para aumentar o policiamento ostensivo no perímetro urbano e rural. Um dos novos veículos possui tração nas quatro rodas, facilitando o policiamento em áreas rurais e de difícil acesso.
*Para a Polícia Civil de Sapiranga, os dados além de indicar um crescimento neste tipo de ação criminosa, trazem junto o fato da população estar registrando mais este tipo de crime. No momento, o que mais preocupa os agentes da Polícia Civil são os casos de roubos e furtos de veículos. Nas últimas semanas foram diversos casos, inclusive, com extorções por parte dos bandidos junto às vítimas.
*Para o capitão da Brigada Militar de Campo Bom, Luciano da Cunha Veríssimo, as estatísticas da SSP servem para aprimorar a atuação dos policiais nas áreas onde há maior incidência de crimes. “Nos bairros onde há grande registro de delitos – casos dos bairros Quatro Colônias e Operária – , os índices de crimes caíram drasticamente”, explica o capitão.