Quase mil prisões foram efetuadas pela Brigada Militar em quatro munícipios

Rápida mobilização da BM resultou na prisão de assaltante em flagrante Fotos: Melissa Costa

Região – O índice de prisões da Brigada Militar tem mostrado que o trabalho de repressão e resposta rápida ao crime tem sido positivo na região. De janeiro até o dia 25 de setembro, a corporação registrou o total de 961 prisões nos municípios de Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz e Araricá, que pertencem ao 32ºBPM e fazem parte da área de cobertura do Grupo Repercussão na região do Sinos. Com base nessa estatística, a BM está efetuando 3,5 prisões ao dia.

 

O comandante do 32º BPM, tenente-coronel João Ailton Iaruchewski, avalia a atuação da corporação como positiva, no entanto, acredita que a pandemia da Covid-19 tenha provocado uma queda no número de crimes e prisões, consecutivamente. “Anualmente, efetuamos muitos prisões. Nestes últimos meses, até houve uma queda”, disse ele.

 

Sobre o motivo das prisões, mais da metade são relacionadas ao tráfico de drogas e, na sequência, as maiores problemáticas que culminam na retirada de circulação do acusado são os crimes de violência doméstica e furtos. “O que mais demanda o trabalho de repressão é o tráfico. Agimos muito com base em denúncias e em estratégia de atuação”, reforça o tenente-coronel.

Crimes de roubos e furtos tiveram queda importante de 30% no mês de julho

O comandante Ailton atribui as prisões ao empenho da Brigada Militar no combate ao crime. Além do quantitativo de presos, outro dado positivo é em relação a queda de crimes, que são monitoradas através do aplicativo Avante. Avaliando crimes como roubos à mão armada, seja em residência, estabelecimento comercial e pedestre, e furtos de veículos, a redução no mês de julho foi de 30%. Em junho e agosto também foram registradas quedas de 21 e 25%, respectivamente. Um dado que gera preocupação, mas ainda está em índices aceitávis de segurança são os homicídios no ano – Sapiranga (9), Campo Bom (6), Nova Hartz (3) e Araricá (2). “Também podemos confirmar a importante queda de crimes contra a vida, se compararmos com alguns anos atrás” , comenta.

Sobre algumas das ações de destaque do ano, o tenente-coronel ressalta a rápida mobilização do efetivo na prisão de um criminoso em flagrante por roubo na RS-239; e também a prisão de três acusados do duplo homicídio de mãe e filho no mês de agosto, ambas as ocorrências em Campo Bom.