Professor acusado de estupro de estudantes é preso pela Polícia Civil em Sapiranga

Sapiranga – A Polícia Civil de Sapiranga cumpriu na sexta-feira (20), um mandato de prisão preventiva contra um professor que lecionava no município. A identidade do acusado não foi revelada. Os locais onde o professor de 44 anos trabalhava também não serão revelados para manter o bom andamento da investigação (a pedido da própria Polícia). Na sexta-feira (20), três crianças foram ouvidas e confirmaram os fatos. Nos próximos dias, mais pais e crianças deverão ser ouvidos pela Polícia Civil.

Em contato com redação na semana passada, a mãe da menor relatou que a sua filha, de nove anos, foi alvo de seguidos episódios de carícias indevidas. Indignada com a situação, a mãe da menor tem procurado punição severa ao responsável. Neste sentido, procurou o Conselho Tutelar de Sapiranga na quinta-feira (19) e fez uma denúncia aos conselheiros. “Fui até o Conselho e relatei o que vem ocorrendo. Este homem brincou de fazer cócegas na minha filha, durante o período de aula. Em determinado momento, ele passou a mão na genitália da minha menina. Mas, não foi só na minha menina, fez com outras também”, denuncia a mãe. “Eu e uma conselheira fomos à casa de uma coleguinha, e ela narrou que sofreu o mesmo tipo de abuso”, conta.

Em um dos recentes episódios de abuso sexual contra a filha da denunciante, a mulher diz que o homem colocou um filme para a turma olhar. “Durante o filme, uma das coleguinhas da minha filha levantou e caminhou na sala. Neste momento, o homem chamou a atenção desta menina e disse para essa criança sentar no colo dele, passando a mão na genitália desta outra criança”, descreve a denunciante.

A mãe que tomou coragem de denunciar o fato acredita que são pelo menos, três casos com testemunhas, de que o fato tem ocorrido frequentemente. “Quero punição pelo fato que vem ocorrendo”, projeta.

“Ele será conduzido para a Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo, vai aguardar vaga no Sistema Prisional, pois já tem a prisão preventiva decretada, e então concluiremos nos próximos dias o inquérito policial” – destaca o Delegado Fernando Pires Branco.

Prefeitura explicou à mãe o procedimento que adotará

Para a mãe da criança que fez a denúncia, a Secretaria de Educação informou que o homem ficará afastado até a conclusão de uma sindicância interna. “Na Smed, fui informada de que os envolvidos serão chamados, ouvidos, e somente após essa fase, será definido a decisão que será adotada. No caso, se vão demitir essa pessoa”, contextualiza a mãe.

Prefeita Corinha ressalta que professor foi afastado

A prefeita, Corinha Molling, ressaltou que a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, soube do fato na quinta-feira (19). “A equipe da SMED tomou todas as providências, o que é normal. Não vou passar a mão na cabeça de ninguém, mas tenho que zelar e cuidar dessa que é uma questão delicada. É um professor que fez concurso e, até então, estava apto. Não podemos condenar ainda, fizemos o procedimento normal e esperaremos o andar das investigações”, destacou Corinha.

Secretária de Educação pondera

A secretária de Educação, Cláudia Kichler, reforçou que a SMED ficou sabendo do caso na quinta-feira (19). “Marquei com a diretora no início da tarde, e ela veio na Smed. Registrou uma ata do que a mãe contou para ela. Depois disso, chamamos o professor na Secretaria, com a diretora e uma pessoa do RH da Prefeitura. Fizemos um registro e afastamos o professor. No caso, foi uma denúncia, e afastamos o professor para averiguar a situação. Agora, foi aberto um processo administrativo para fazer a averiguação dos fatos”, esclarece Cláudia.