Presos por extorsão após cobrança por dívida de drogas em Nova Hartz

Droga, simulacro e celulares apreendidos (Foto: Melissa Costa)

Nova Hartz – A Polícia Civil prendeu dois acusados de extorsão em Nova Hartz. O caso veio à tona através de um vídeo gravado por celular pelos próprios acusados e que acabou circulando pelas redes sociais. Cinco homens invadiram a residência da vítima para cobrar uma dívida de drogas. Inicialmente, a esposa tentou evitar a entrada do grupo, mas os acusados conseguiram invadir e agredir o marido dela com chutes e socos.

Um dos integrantes do grupo filmou toda a ação que, segundo a Polícia Civil, foi transmitida ao vivo para o líder da facção, que está no presídio e tem forte atuação no tráfico de drogas no Vale dos Sinos. O vídeo foi feito há cerca de dois meses. Assim que teve acesso ao vídeo, a polícia, coordenada pelo delegado Rogério Baggio Berbicz, iniciou a investigação que levou à Operação Acerto de Contas na última quarta-feira (15). As prisões dos dois homens aconteceram em Sapiranga e Igrejinha.

Eles já eram considerados foragidos da justiça. Em Sapiranga, um deles foi preso escondido em uma residência do bairro São Jacó. Em Igrejinha, o segundo acusado foi preso enquanto trabalhava em um atelier de calçados.
Os dois acusados de extorsão foram encaminhados para a delegacia de Nova Hartz para a efetivação da prisão e depois encaminhados para o presídio. A investigação da Polícia Civil segue em andamento para identificar os outros envolvidos na invasão da casa. Quem souber alguma informação, pode contatar a delegacia.

Em um dos endereços, durante cumprimento de mandado, mulher foi presa em flagrante por tráfico

Durante cumprimento de mandado da Operação Acertos de Contas em um dos endereços de Nova Hartz, uma mulher foi presa por tráfico de drogas. Com ela, foram apreendidos cocaína, maconha e crack. Além disso, os policiais apreenderam duas balanças de precisão, dinheiro do caixa do tráfico e caderno de contabilidade da atividade criminosa.
Além do delegado Rogério e policiais civis de Nova Hartz, também participaram da operação agentes de Sapiranga, Campo Bom e São Leopoldo e Brigada Militar de Nova Hartz.

Resposta da Polícia Civil para ação tão violenta

O vídeo gravado pelos cobradores da facção criminosa espalhou pavor na comunidade. As imagens são violentas e chegaram também a espantar a Polícia Civil. “Foi um vídeo bastante agressivo e circulou nas redes sociais. Conseguimos prender envolvidos que fizeram a extorsão, cobrando dívida do tráfico de drogas. Essa operação foi de fundamental importância porque isso vai coibir bastante a ação dos criminosos, principalmente no que diz respeito ao tráfico de drogas em Nova Hartz”, disse o delegado Rogério Baggio, que participou da operação e prisões. “E a investigação continua. Estamos dando resposta a algo que gerou medo na comunidade e também seguindo com nosso trabalho de combate ao tráfico na cidade”.

TRABALHO INTENSO DA CIVIL

Em outubro do ano passado, a Polícia Civil de Nova Hartz passou a ser coordenada por Rogério Baggio. O foco principal do delegado está direcionado ao combate do tráfico de drogas. “A gente procura dar atenção a todos os delitos, mas o tráfico de drogas é um delito central, pois vários outros crimes ocorrem em função do tráfico. Então, estamos tentando, aos poucos, com um trabalho de investigação ir reprimindo e prendendo o pessoal que está envolvido no tráfico aqui [Nova Hartz]”, destacou o delegado.
Moradores que percebam a movimentação de veículos e pessoas estranhas em lugares utilizados para o tráfico, podem entrar em contato com a delegacia. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, sempre preservando a identidade das pessoas que denunciam. Rogério Baggio aposta no trabalho de investigação com apoio da comunidade.