Popular 171 faz uma vítima a cada 2 dias na região

Região – Mesmo com uma queda de 22%, o índice de golpes aplicados nos municípios de Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz se mantêm elevado. Em todo o ano de 2011, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) registrou 223 casos, contra 172 no ano passado. É como se a cada dois dias um morador da região fosse lesado por estelionatários.
Para persuadir a vítima os larápios usam diversas estratégias. A mais antiga, e habitualmente utilizada, é o falso bilhete premiado. Com o advento da tecnologia e dos aparelhos celulares, os golpistas passaram a direcionar mensagens SMS aos números dos alvos que, em alguns casos, acabam caindo na lábia dos bandidos.
Conforme a Polícia Civil de Sapiranga a audácia dos estelionatários atinge, principalmente, as pessoas de boa fé que, por ganância, acabam se acreditando nas falsas promessas. “Este é um crime doloso (com intenção) e em caso de ser cometido contra o Poder Público, instituição bancária, de assistência social ou beneficente, há aumento de pena”, explica Ernesto Clasen, delegado de Sapiranga.
Os golpes mais praticados na região
Conforme a Polícia Civil de Campo Bom e Sapiranga os crimes mais comuns são o falso financiamento, compras não autorizadas utilizando o CPF das vítimas, falsa carta de crédito (utilizando classificados de jornais e o falso prêmio de carro 0km. “As vítimas deste tipo de crime, na maioria das vezes não querem ser identificadas, pois se sentem frustradas e envergonhadas por terem sido ludibriadas por estelionatários astutos e perspicazes que procuram somente uma coisa, que é o lucro fácil em detrimento da ingenuidade alheia”, cita o inspetor Rubem Alexandre Hoffmeister, de Sapiranga.