População precisa ter cuidado ao chegar em casa

Nos últimos 45 dias foram registrados pelo menos duas ocorrências de roubo a residências no município de Sapiranga. Um deles ocorreu às margens da RS 239, levando objetos da família, além de um automóvel. No outro, houve um arrombamento, onde os criminosos levaram eletrônicos, na Rua Afrânio Peixoto, Bairro Santa Fé. Estes dados iniciais confirmam que esta problemática que envolve todo o País, pode levantar um alerta às autoridades e também aos moradores. 
As vítimas na maioria das vezes são abordadas no momento em que estão chegando em suas residências distraídas, sendo alvos fáceis dos ladrões. Eles, por sua vez, contam com o elemento surpresa e, segundo o departamento de investigação da Polícia Civil de Sapiranga, existem situações onde as vítimas são agredidas e ameaçadas de morte com armas, onde são fragilizadas ao ponto de entregarem tudo aquilo que os ladrões solicitam. Outras vezes, por descuido, as pessoas deixam abertos os portões das residências, ou ainda, ficam sentadas defronte as casas descansando ao anoitecer, sendo alvos fáceis de alguns ladrões oportunistas. 
Ladrões levam todo tipo de item…
Ainda segundo a Polícia Civil, para realizar este tipo de ação, os criminosos fazem um estudo prévio do alvo, decidindo qual o melhor momento para agir. Alguns fatores como segurança privada, alarmes, número de pessoas dentro da residência, situação financeira da vítima, rotina dos moradores, são alguns dos critérios analisados previamente ao cometimento do roubo. Os itens mais levados são eletroeletrônicos, joias, dinheiro, automóveis e demais objetos de valor. Segundo o delegado Ernesto Clasen, não existe nenhuma forma perfeita para impedir por completo um roubo. Os sistemas de proteção podem impedir ladrões amadores e atrasar assaltantes profissionais, mas não garante completa segurança.