Policiais civis atuam para desvendar homicídios do trimestre na região

Sob investigação | Pelo menos nove dos dez casos podem ter ligação com o tráfico de drogas

Região – Estamos fechando o primeiro trimestre de 2017 e, até o momento, as Delegacias de Polícia da região registram dez homicídios, entre Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga (Araricá, que é de responsabilidade da Delegacia de Sapiranga, não registrou nenhum assassinato até o momento). Campo Bom chegou à marca de quatro assassinatos, enquanto Sapiranga registrou cinco homicídios, e Nova Hartz registrou seu primeiro homicídio do ano no dia 15 de março.

A vítima, em Nova Hartz, foi Alexo Andrei dos Santos Weiss, 32 anos, natural de Santa Catarina, que foi alvejado com 11 tiros, na Rua Ingá, bairro Canto Kirsch. Conforme a Polícia Civil, indivíduos em dois carros com placas de fora da cidade de Nova Hartz entraram no bairro e alvejaram Alexo. De acordo com a Brigada Militar, que foi acionada por populares devido ao barulho dos disparos, o crime ocorreu às 22h55. O local foi isolado para perícia e foram encontrados 16 espólios de munições .380. Quando os policiais militares chegaram, ele já estava sem vida. A Polícia Civil de Nova Hartz acredita que o crime seja motivado por tráfico de drogas.

Tráfico

– De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorrido em Nova Hartz tem relação com o tráfico, pois segundo informações colhidas pela Polícia com familiares, Alexo era usuário de drogas e o crime tem relação com o tráfico que ocorre no bairro.

– O caso de Nova Hartz, nesse aspecto, é semelhante aos casos de Sapiranga – os cinco homicídios da cidade estão relacionados ao tráfico, bem como, possivelmente, três dos casos de Campo Bom.

Setor de investigação da PC de Sapiranga faz Operação Thanatos

Como forma de repressão aos homicídios destes três primeiros meses de 2017 e do final do ano passado, o setor de investigação da Polícia Civil de Sapiranga iniciou uma nova operação, a Operação Thanatos (personificação da morte na mitologia grega), que já mostra resultados.

A operação já resultou em seis indíviduos presos, e continua a ser realizada no decorrer da semana, buscando identificar e prender indivíduos acusados dos crimes de homicídio e tráfico na região. Também já foram apreendidas 50 gramas de cocaína, 100 gramas de maconha, munições de calibre .12 e .16, uma luneta, uma pistola 9 mm e um caderno do tráfico.

Segundo a Polícia Civil, todos os cinco homicídios ocorridos em solo sapiranguense neste ano tem relação com o tráfico de drogas, razão pela qual a Operação Thanatos também foca nesse tipo de crime. Os policiais civis já têm linhas de investigação para os cinco casos, bem como suspeitos para, pelo menos, quatro desses crimes.

Três das quatro mortes em Campo Bom podem ser relacionadas a tráfico

Em Campo Bom, o primeiro homicídio registrado foi em 14 de janeiro, quando José Airton Peixoto, após levar um tiro, na Avenida São Leopoldo, foi encaminhado ao Hospital mas não resistiu aos ferimentos. Esse caso continua sob investigação e há indicações, segundo a Polícia Civil, de que há relações com o tráfico de drogas.

O segundo homicídio também é o único que até o momento já teve seu inquérito encerrado pelos policiais. O homicídio de Luciano Pereira Leal ocorreu em 15 de fevereiro, quando ele foi executado com tiros na Rua Itaipú, bairro Metzler. Para este caso, a Polícia já indiciou e prendeu um indivíduo como responsável, também com motivações relacionadas ao tráfico. O terceiro caso, ocorrido em 1º de março, foi a morte de Claudemir Fontes Batista, encontrado na Rua Umbu. Este ainda está sob investigação, mas a suspeita é de envolvimento com tráfico.

Crédito da foto: Polícia Civil/Sapiranga

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664