Polícia tenta frear arrombamentos no comércio de Campo Bom

Bandido rastejando ao invadir um comércio do Centro de Campo Bom; ele foi preso nesta terça

Campo Bom – U ma onda de arrombamentos tem gerado revolta e prejuízos no comércio, principalmente na área central de Campo Bom. Os ataques ocorrem, na sua maioria, durante a madrugada e são flagrados no dia seguinte, quando a equipe chega ao local para trabalhar. Além da perda dos itens furtados, muitas vezes os ladrões causam prejuízos ainda maiores, destruindo aberturas, sistema de ar-condicionado e, às vezes, até do vídeomonitoramento.

Desde que o problema se agravou, as forças de segurança do município, Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, passaram a atuar de forma conjunta, tanto para identificar os criminosos como para desenvolver ações para tentar coibir os ataques. A BM contabiliza 13 prisões desde janeiro pelos crimes de furtos na cidade.

Bandidos identificados pela Civil

O delegado Alexandre Quintão, que está respondendo pelo município nas férias do titular Rodrigo Câmara, detalha o trabalho que a Polícia Civil está desenvolvendo para identificar os criminosos. “Na semana passada, prendemos um rapaz por este tipo de crime e temos mais três pedidos de prisão preventiva no Fórum, aguardando apreciação do Poder Judiciário. Já identificamos o criminoso que entrou na fruteira e panquecaria (preso terça). Estamos fazendo isso, que é o nosso trabalho de investigação: identificação e solicitação de prisão ao Judiciário. A nossa principal dificuldade é que estes indivíduos não têm ficado presos, porque é um crime sem violência ou grave ameaça, eles rapidamente são colocados de volta em liberdade”, disse ele.

PRESO LADRÃO QUE RASTEJOU

Na terça-feira (15), à noite, a BM prendeu um dos principais arrombadores da cidade, de 33 anos. Ele foi identificado pela Polícia Civil após ter invadido dois comércios, um restaurante no dia 4 de agosto e uma fruteira no dia 6 de agosto. Na fruteira, câmeras flagraram ele rastejando para invadir a loja. Foi furtado dinheiro dos caixas e ele chegou a comer dentro do local. O ladrão já tem antecedentes por furtos qualificados, homicídio e receptação.

BRIGADA E GUARDA EM AÇÕES

O secretário de Segurança, Rosalino Seara, conta que o trabalho ostensivo da Guarda Municipal, assim como da BM, tem sido identificado, inclusive aumentando as abordagens de suspeitos na madrugada. Também há outras movimentações para tentar trazer mais segurança para os 3.500 comércios de Campo Bom, como iluminação em LED e mais câmeras de segurança. O comandante da BM, capitão Godoy, faz um alerta para a receptação dos itens furtados. Para ele, também é preciso combater a receptação, que é quem compra os produtos. Desde janeiro, a BM prendeu 17 indivíduos por crimes de furtos, apenas dois seguem presos.