Polícia Federal cumpre mandados de busca e desarticula grupo que agia no MAPA/RS

Porto Alegre – Na manhã desta quarta-feira (13), a Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coerciva em Porto Alegre e Sapucaia. Inicialmente, a própria comunicação da Polícia Federal havia informado para todos os veículos de imprensa do Estado que a operação ocorreu em Porto Alegre e Sapiranga. Porém, em coletiva de imprensa no final da manhã, o delegado Aldronei Rodrigues, da Delegacia de Crimes Financeiros da Polícia Federal, corrigiu a informação e disse que os mandados foram cumpridos em Porto Alegre e Sapucaia.
As ações fazem parte do início da Operação Semilla, que investiga crimes como corrupção passiva, corrupção ativa, advocacia administrativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
O objetivo das ações foi desarticular um grupo criminoso que agia na Superintendência Regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Sul (MAPA/RS). De acordo com a Polícia Federal, o grupo beneficiava empresas do setor agropecuário/agroindustrial, reduzindo valores de multas aplicadas, manutenção de processos de autos de infração sobrestados por longo espaço de tempo, avocação de processos para evitar a cobrança das multas, e em determinados casos, agilização de procedimentos de liberação, inclusive afastando Fiscais Federais Agropecuários muito rigorosos em seu trabalho e avisando previamente algumas empresas a respeito de fiscalizações. Verificou-se também pagamentos de propina a agentes públicos por empresa prestadora de serviços relacionados aos eventos promovidos pelo MAPA/RS .
O inquérito policial conduzido na Unidade de Repressão ao Desvio de Recursos Públicos (UDRP) da PF teve o apoio do Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal e da Controladoria Geral da União no estado.