Campo Bom – A Brigada poderá prender um traficante do bairro se houver denúncia? E qual o horário em que o Policiamento Comunitário atuará? Estas e outras perguntas sobre a ação dos brigadianos que atuarão no projeto de Policiamento Comunitário, no Quatro Colônias e no Operária, foram direcionadas ao capitão da corporação em Campo Bom, Luciano Veríssimo.
Conforme Veríssimo, serão mudanças importantes ocorrendo nestes bairros e que a população terá que se adaptar. “Os policiais passarão a morar dentro dos bairros com sua família. Primeiramente, o policiamento ocorrerá junto às escolas e no comércio. Entretanto, através do diálogo permanente com os moradores, os locais de atuação poderão ser alterados”, diz o capitão, lembrando que a população poderá denunciar crimes, anonimamente.
*Toda a sistemática de funcionamento do programa de Policiamento Comunitário, que será aplicado pela Brigada Militar, foi apresentado na terça-feira (4), aos moradores do bairro Quatro Colônias. O programa será implantado, oficialmente, a partir da segunda-feira (10), quando o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO), do Vale do Sinos e o secretário
de Segurança Pública do Estado, Airton Michels, devem vir à Campo Bom, participar de uma solenidade do início do projeto. Policiais Militares (PMs) residirão em casas cujos aluguéis serão custeados com ajuda de bolsas-auxílios pagas pela Prefeitura – R$ 200 mil ao ano. Os PMs terão a disposição viaturas, coletes, armas e bicicletas para o policiamento. O modelo é igual ao implantado em Caxias do Sul.