Polícia Civil segue com investigação sobre morte de ciclistas em Sapiranga

Casal pedalava quando foi atingido por motorista de caminhão (Fotos: Melissa Costa)

Sapiranga – A Polícia Civil investiga o acidente de trânsito que resultou em duas vítimas fatais no último dia 4 . O casal Elaine Lira de Campos, de 52 anos, e Altair de Carvalho, 62, pedalava pela estrada de Porto Palmeira, na localidade de mesmo nome, quando foram atingidos por um caminhão que seguia em direção ao Centro.

O inquérito, coordenado pelo delegado Clóvis Nei da Silva, apura a responsabilidade criminal do motorista do caminhão. Conforme levantado pela Polícia Civil, o condutor só era habilitado para dirigir carro, ou seja, não tinha carteira de habilitação para caminhão. Inicialmente, após ser ouvido na delegacia, ele foi liberado e responderia por homicídio culposo (sem intenção de matar) no trânsito. Além deste acidente, o motorista já se envolveu em outro acidente com morte, no ano de 1999, em Parobé. também conduzindo caminhão. Um motociclista faleceu. “Isso é mais um elemento a ser avaliado, junto aos demais que serão colhidos, no procedimento policial, para averiguar a conduta do suspeito”, informa a Polícia Civil.

Levantamento

As duas vítimas morreram no local, com os corpos próximos às suas bicicletas. A Brigada Militar isolou a região até a chegada do Instituto Geral de Perícias (IGP). Parte da dianteira do caminhão ficou bastante danificada com o impacto. O levantamento feito pelos peritos irá auxiliar para esclarecer detalhes do ocorrido. O motorista alegou que o sol o impediu de ver os ciclistas.

“Que as pessoas tenham mais atenção”, diz Sidnei

A morte do casal causou grande comoção e também traz à tona novamente o debate sobre atitudes imprudentes no trânsito.

Lideranças de Sapiranga reforçam o problema da imprudência enfrentado diariamente no trânsito, seja por parte de motoristas, ciclistas e até mesmo pedestres. O chefe da guarda de trânsito de Sapiranga, Sidnei Soares, pede que todos pensem mais em si e no próximo. “Dentro da situação do trânsito, a gente tem muita imprudência, de motorista, pedestre e ciclista. O que a gente pede? Que as pessoas tenham mais atenção, cuidado ao atravessar a rua, o ciclista não pode andar em fila dupla. Tendo cuidados, a gente vai evitar muita coisa, muitas situações que podem vir a acarretar acidentes”, disse ele.

“Chocados com tudo isso”, diz ciclista

Integrante do grupo Pedal de Sábado, Márcio Enedir Martin ressalta o quanto o ciclista está exposto a graves acidentes e alerta que todos precisam ter mais consciência no trânsito. “Nossa lataria é nosso corpo, é preciso ter atenção redobrada. Há de certa forma imprudência de motorista, ciclista e pedestre, precisamos todos ter cuidado no nosso dia a dia para que se possa ter um ambiente harmonioso, todos precisam estar juntos no trânsito”. Por também ser ciclista, Márcio se coloca no lugar das famílias das vítimas. “O que aconteceu é de cortar o coração, porque é um esporte que a gente ama, e numa fatalidade dessa vai duas pessoas. Quando a gente soube dessa notícia, ficamos muito tristes, ainda estamos chocados com tudo isso. Que Deus possa estar confortando a família enlutada deste casal, tão querido na nossa sociedade”.