Polícia Civil identifica motorista que atropelou ciclista e fugiu na RS-239

Veículo Classic foi apreendido pelos policiais na segunda-feira (Foto: Polícia Civil)

Sapiranga – A Polícia Civil de Sapiranga conseguiu identificar o motorista que atropelou um ciclista e fugiu sem prestar socorro na noite de sábado, na RS-239. No impacto, o idoso Braulino Peres da Silva, 63 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O veículo que atropelou a vítima é um Classic, de cor preta, e foi apreendido pela Polícia Civil na noite de segunda-feira, em um bairro de Sapiranga.

A investigação, coordenada pelo delegado Fernando Branco, solucionou o caso ainda na segunda-feira. Com ajuda de câmeras de segurança, os agentes conseguiram chegar até o veículo e ao condutor. Inicialmente, conforme o delegado, a equipe conseguiu a imagem de um estabelecimento e, com isso, logo chegaram a placa do carro, que ainda estava em nome de uma revenda. “Trabalhamos neste caso durante toda a segunda-feira. Conseguimos imagens que flagraram o momento do acidente e passamos a saber qual modelo de carro era. Na sequência, obtivemos mais imagens de um posto de combustíveis e nelas foi possível saber a placa exata do veículo. Como ainda estava em nome de uma revenda, fomos até ela e solicitamos a identificação de quem estava no contrato”, explica o delegado Branco. Com estes materiais e informações, foi possível chegar até a identificação do motorista que fugou.

Ainda na noite de segunda-feira, os policiais civis conseguiram localizar o Classic estacionado em uma garagem, na casa da mãe do acusado. O carro, imediatamente, foi apreendido pelos agentes.

TENTOU ARRUMAR O VEÍCULO

O delegado Branco ressaltou que o condutor tentou, de todas as maneiras, não ser identificado, assim como já havia agilizado o conserto do Classic. “O veículo estava parcialmente consertado. O condutor já havia trocado o para-brisa, no entanto, ainda haviam cacos de vidro dentro do carro. Além disso, já estava com conserto (da lataria frontal danificada) agendado para esta quarta-feira”, pontua o delegado.

Uma das imagens conseguidas pela Polícia Civil flagra o exato momento do acidente. A vítima atravessava a rodovia, no km-26, próximo de uma empresa de logística, empurrando a bicicleta e, na tentativa de atravessar a segunda pista da rodovia, foi atingida pelo Classic. O veículo seguia no sentido Campo Bom/Taquara. Por alguns segundos, o motorista ficou no local, quando, na sequência, fugiu sem prestar socorro.

Homicídio culposo e fuga

O delegado Fernando Branco irá concluir o inquérito em poucos dias e, possivelmente, estará indiciando o acusado por homicídio culposo de trânsito (sem a intenção de matar) e fuga do local. Por ser um crime culposo de trânsito, não cabe pedido de prisão, no entanto, a polícia ainda tentaria localizar o morador. Apesar disso, a polícia já está com o crime resolvido. “Não tenho dúvidas quanto a autoria, o caso está solucionado”, confirma o delegado.
O velório de Braulino Peres da Silva, que resida em Sapiranga, aconteceu na capela mortuária do bairro Amaral Ribeiro. Conforme informações da Funerária Gerson, a última despedida e sepultamento ocorreram no Cemitério Municipal de Sapiranga.
Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a morte trágica e fizeram homenagens, citando que o idoso era uma pessoa querida na comunidade.

MAIS DUAS MORTES NO TRÂNSITO

O final de semana foi violento no trânsito em Sapiranga. Além da morte de Braulino, outras duas vítimas morreram em decorrência de acidente de trânsito. Na tarde de domingo, um gravíssimo acidente foi registrado na Avenida Travessão Ferrabraz. A colisão envolveu um veículo Gol, de cor branca, que trafegava em altíssima velocidade. Ao chegar próximo à Estrada do Carlão, ele colidiu de frente com um Palio prata, que seguia no sentido contrário. Com o forte impacto, o caroneiro do Gol, Micael Sidnei Pires, de 16 anos, morreu no local. O condutor do Gol, também menor de idade, Mailon Lisboa Martins, de 16 anos, foi socorrido em estado grave e morreu na tarde desta terça-feira, 6, no Hospital de Pronto Socorro (HPS), de Canoas.
Também ficaram feridos dois ocupantes do Palio. Alex Cruz, 43 anos, sofreu fratura em uma das pernas, passou por cirurgia e segue internado no Hospital Sapiranga. Mariana de Figueiredo, 33 anos, também foi socorrido ao hospital da cidade, mas com ferimentos mais leves. As duas vítimas fatais residiam em Sapiranga.