Polícia Civil e Brigada Militar avaliam o dia das eleições

Foto: Sd Rodrigo Ziebell

Sapiranga – Em entrevista ao Grupo Repercussão, durante um boletim das eleições ao vivo na tarde do último domingo (15), o delegado da Polícia Civil de Sapiranga, e que também é responsável por Araricá e Nova Hartz, Fernando Branco, falou sobre as ocorrências que o seu departamento de polícia recebeu referente ao pleito eleitoral de 2020.

Sobre denúncias de notícias falsas, Branco afirmou que já se preocupavam com as fake news mesmo antes do início das campanhas para as eleições deste ano, e que acabou se confirmando. “Nós tivemos uma série de fatos, de notícias falsas que estavam sendo divulgadas nas redes, que foram objeto de registro na delegacia de polícia e que serão apuradas”, constatou.

Já em relação a denúncias de cunho eleitoral, de situações como compra de voto, por exemplo, através da entrega de cestas básicas na tentativa de corromper o eleitorado, o delegado Branco explica que houve algumas denúncias que ocorreram e que foram objeto de verificação, como, por exemplo, o caso em Sapiranga, veiculado pelo Repercussão, no qual a Polícia Civil constatou regularidade. “Mas tivemos também uma série de fatos bastante graves que aconteceram em uma cidade, que já foram registrados nessa última semana que passou. Esses fatos foram registrados da DP, estão sendo objetos de investigação, e acreditamos que os responsáveis por estes fatos, que são bastante graves no meu entendimento, serão responsabilizados e podem sofrer, logo em seguida, as sanções devidas”, afirmou.

 

BM registra duas ocorrências

A Brigada Militar recebeu, ao longo do dia, algumas denúncias de boca de urna em Sapiranga, mas que, após averiguações dos policiais militares, os fatos não foram confirmados. No final da tarde, pouco antes das 17h, um homem de 21 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo, na avenida 20 de Setembro, próximo à escola Ayrton Senna.

Em Campo Bom, a BM abordou uma pessoa suspeita de estar realizando boca de urna. Na abordagem, durante a revista, os agentes localizaram uma centena de santinhos de um candidato a vereador e um santinho de um candidato a prefeito. Os policiais militares conduziram o cidadão à DP para registro do fato.