Operação da Receita e Polícia Federal desarticula esquema de sonegação em Sapiranga e Nova Hartz

A Receita Federal e a Polícia Federal, com o apoio do Ministério Público Federal, cumprem nesta quinta-feira (9) quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Sapiranga e Nova Hartz. A Operação é intitulada como “São Mateus”.
A operação é resultado de investigação realizada pela Receita Federal, em parceria com a Receita Estadual, acerca de artifícios utilizados por um escritório de contabilidade de Sapiranga e seus sócios, visando à sonegação de tributos federais e estaduais. 
O esquema consistia na utilização de mecanismos contábeis e fiscais visando a redução quase total do recolhimento dos tributos devidos por supermercados da região, clientes do escritório de contabilidade. Os mentores do esquema também omitiram rendimentos decorrentes de operações imobiliárias por eles efetuadas, ocultando patrimônio adquirido ao longo dos últimos anos.  
O delegado da Receita Federal, Luis Carlos Lorenzi, disse ao Jornal Repercussão no final desta manhã que a operação segue ainda pelo restante do desta quinta-feira, mas autorizou o veículo de comunicação a divulgar as informações desde já, visto que não atrapalhará na investigação e nas buscas. Lorenzi, no entanto, disse que os nomes dos envolvidos não serão divulgados para não atrapalhar no andamento dos trabalhos.
As empresas comerciais clientes do escritório de contabilidade que apresentarem comportamento similar ao “modus operandi” investigado, a partir das informações coletadas e de outras já de conhecimento dos Órgãos de Fiscalização, passarão por processo de verificação fiscal com vistas a se detectar eventuais irregularidades na sua contabilidade e no recolhimento de tributos. 
A escolha do nome da operação está relacionada ao santo que se tornou o padroeiro dos contadores. O apóstolo Mateus teria sido um coletor de impostos. 
Participam da operação 30 servidores da Receita Federal, 18 servidores da Polícia Federal, 25 servidores da Receita Estadual e cinco policiais da Brigada Militar. 
Fonte e foto: Comunicação Receita Federal