Operação da Polícia Civil de Sapiranga apreende carros luxuosos e apura rastros de pirâmide financeira

Sapiranga – Um grupo criminoso foi alvo de uma operação da Polícia Civil durante a noite da sexta-feira (11). Após nove pessoas registrarem ocorrências na Delegacia de Sapiranga e procurarem o Ministério Público, um inquérito foi aberto para investigar a capilaridade e a forma de atuar da empresa D9 Trader. O lema do grupo é “ganhe dinheiro assistindo futebol” e promete ganhos imediatos entre 30% e 150% do investimento. “Diversas pessoas procuraram a delegacia afirmando terem sido vítimas dessa organização”, disse o delegado de Sapiranga, Fernando Pires Branco.

No apartamento de um dos integrantes do grupo, os policiais civis apreenderam uma grande quantia em dinheiro (cerca de R$ 15.000,00 mil), dez relógios, eletrônicos e três carros de luxo (dois Camaros e um Hyundai Elantra). Também foram apreendidos documentos que serão analisados no decorrer do inquérito.

Como ocorria o aliciamento

Durante o período de investigação, a Polícia Civil apurou que o esquema exigia um investimento inicial e que o retorno monetário de quem aderisse chegaria aos 25% sobre o valor aportado. “Os integrantes prometiam lucros acima do normal. Todos os esquemas de pirâmide têm isso como base, ou seja, oferecem um retorno extremamente maior do que o valor investido. Com esse argumento, buscam novas adesões”, explica.

A Polícia Civil informou ainda que diversas pessoas relataram terem investido bens e quantias significativas em dinheiro e até o momento, ainda não receberam o retorno prometido.

Quantidade de lesados

O delegado de Sapiranga informou ainda que 15 pessoas foram lesadas, mas o número pode aumentar. “Os fatos serão apurados e novas vítimas podem surgir”, projeta Fernando Branco. “Não pedimos a prisão de nenhum dos envolvidos, pois precisamos aprofundar as investigações e dar prosseguimento em novas diligências. Posteriormente, formarei um juízo se vou pedir a prisão ou não de um ou mais envolvidos”, pondera.

Vítimas que tenham sido lesadas pela D9 Trader podem entrar em contato com a Promotoria de Sapiranga pelo e-mail: mpsapiranga@mprs.mp.br ou procurar a Delegacia de Sapiranga.

Crédito da foto: Polícia Civil de Sapiranga