MP busca extradição de suspeito no esquema da pirâmide

Sapiranga/Região – O Ministério Público (MP) do Estado busca a extradição de Danilo Santana – conhecido como chefe do esquema da pirâmide financeira, descoberta em agosto de 2017 – que está preso em Dubai, nos Emirados Árabes, desde fevereiro.

A prisão havia sido revogada devido a problemas com documentos, uma vez que o inquérito deveria ser enviado ao país traduzido, mas devido a sua extensão e o pouco tempo a Comarca de Sapiranga não conseguiria cumprir o pedido. Na tarde desta terça-feira (17), a manutenção da prisão foi decretada.

Devido ao pedido de prisão preventiva que foi decretado pela Comarca de Sapiranga, o nome de Danilo foi incluso na difusão vermelha – lista dos procurados pela Interpol. O promotor de Sapiranga, Sérgio Cunha de Aguiar Filho, estuda garantir a manutenção da prisão de Danilo em Dubai até a volta ao Brasil. Além disso, Filho vem realizando os tramites exigidos pelas leis de colaboração internacional para a extradição de Santana.

O esquema

O golpe foi aplicado em outras partes do país, mas conforme investigações policiais em Sapiranga ele tinha mais força. O esquema prometia lucros altos para quem investisse em apostas para campeonatos de futebol. O lema do grupo era “ganhe dinheiro assistindo futebol” e prometia ganhos imediatos entre 30% e 150% do investimento.

Em agosto de 2017, foram apreendidos carros de luxo, relógios e cerca de R$ 15.000,00 mil, no apartamento de um dos integrantes do grupo, em Sapiranga. Além disso, contas bancárias do grupo foram bloqueadas. No mês seguinte, setembro de 2017, a Polícia Civil de Sapiranga indiciou 34 pessoas no caso da pirâmide.

Fotografia: Polícia Civil