Moradora de Sapiranga está no alvo de operação do DEIC sobre quadrilha que atuava em roubos de carros

Sapiranga / País – A jovem Tainá Vanderleia Trombetta, 26 anos, viu o seu nome e imagem estampados em noticiário nacional bem no dia em que comemorava mais um aniversário. Mas, a aparição da sapiranguense no último domingo (18) em matéria veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo, não teve motivos para ela comemorar.

Tainá estava envolvida em uma organização criminosa de roubos de veículos que atuava em cidades da região metropolitana (incluindo a capital) e foi desbaratada recentemente pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), através da Delegacia de Roubos de Veículos.

De acordo com o delegado Rafael Liedtke, responsável pela operação, o grupo era liderado de dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC) pelo detento Fernando Martins Marques, condenado a 63 anos de prisão por vários crimes, como roubo, sequestro, homicídio e formação de quadrilha. O criminoso conseguiu montar um lucrativo negócio de venda de carros.

O preso encontrava no site OLX carros para venda e combinava encontros com as vítimas para olhar os veículos. No entanto, eram os seus comparsas que iam até o local combinado pelo detento, se passavam inicialmente por clientes e após surpreendiam as vítimas e roubavam os carros. Após adulterarem e clonarem os veículos, eram mulheres como Tainá que entravam em cena para oferecerem os carros para potenciais compradores da região metropolitana.

Conforme escutas telefônicas obtidas pela Polícia, o grupo roubou dezenas de carros (mais de 40 veículos) em dois anos de atuação e movimentou mais de R$1 milhão. Desde carros populares até veículos mais requintados estavam na mira do grupo.

Detento comandava

A ação policial que desbaratou a quadrilha foi composta de 175 policiais e ocorreu no final de julho. Na ocasião, foram presos familiares do detento que está na PASC, armas e dinheiro da organização. O presidiário Fernando Martins Marques (foto) continua na PASC. “Cumprimos mandado de busca e apreensão na cela dele e localizamos dois aparelhos celulares e um chip. Estava programado para ele ir ao regime semiaberto três dias após a operação ocorrer”, disse o delegado do DEIC.

OLX se pronuncia

A OLX disse que está colaborando com as autoridades na apuração dos fatos e assim que verifica anúncios irregulares no site, remove o conteúdo imediatamente.

Tainá foi presa pelo DEIC em abril, mas horas depois foi solta pela Justiça

A sapiranguense foi presa em flagrante no dia 23 de abril deste ano pela Delegacia de Roubos de Veículos do DEIC, por estar com um carro roubado à mão armada por bandidos, com sinais identificadores adulterados, clonado e ainda por praticar estelionato. No momento, ela aplicaria o golpe em mais um possível comprador do veículo.

Porém, horas depois de dar entrada no Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier, em Porto Alegre, Tainá Trombetta acabou ganhando liberdade provisória pelo Poder Judiciário. Após diversas tentativas por parte da reportagem do Jornal Repercussão, a defesa de Tainá não foi localizada para comentar o caso.

Em conversa com o Jornal Repercussão na última terça-feira (20), o delegado Rafael Liedtke, responsável pela investigação, disse não ter dúvidas sobre a participação da sapiranguense na organização criminosa. “Estávamos monitorando a atuação desta organização há mais de um ano. A Tainá foi na oportunidade da prisão em flagrante em abril indiciada por estelionato e adulteração de sinal identificador e agora, quando deflagramos a operação no final de julho, ela foi indiciada por organização criminosa, por integrar esta equipe liderada pelo detento da PASC. São dois inquéritos que ela responderá”, afirmou Liedtke.