Justiça manda soltar 12 presos de operação em clínica de reabilitação

Sapiranga – Foram soltas nesta terça-feira (31), 12 pessoas que haviam sido presas em operação realizada pela Polícia Civil na segunda (30) na Clínica Terapêutica Ferrabraz, no Bairro Santa Fé.

Os suspeitos foram soltos após o advogado dos presos, Rafael Guerreiro Noronha, ter entrado com pedido de liberdade provisória na Justiça. De acordo com o advogado, não foram realizados exames médicos para comprovar as lesões, e nem discriminação de quem possa ter cometido cada irregularidade.

O local foi fechado após ser constatado que funcionava de maneira irregular, além de contar com medicamentos vencidos e sem receita, péssima higiene e falta de atendimento médico e psicológico, conforme o Ministério Público. A investigação já durava cerca de seis meses e iniciou após denúncias como maus tratos e cárcere privado.

A defesa também teve acatado o pedido de acessar os autos do processo, que estavam sob sigilo. Os suspeitos ficaram detidos nas delegacias de Novo Hamburgo, São Leopoldo e no Presídio Feminino Madre Pelletier.