Instituição onde idosa desapareceu é fechada e 12 idosos são removidos

Campo Bom/Dois Irmãos – Desde quinta-feira (7), o Grupo Repercussão vem acompanhando os desdobramentos das buscas e investigações acerca do desaparecimento de Maria de Fátima Silva Ávila, de 64 anos, de um casa de repouso localizada entre os municípios de Campo Bom e Dois Irmãos. Nessa quarta-feira (13), o estabelecimento foi fechado.

 

Em contato com a Prefeitura de Dois Irmãos, que é onde geograficamente se estabelece o espaço em questão, a clínica foi interditada por irregularidades, ausência de alvarás e licenças e inadequações estruturais. A ação desempenhada para o encerramento temporário das atividades foi coordenada pela Vigilância Sanitária, com apoio da Secretaria de Saúde e Assistência Social do municipio, Brigada Militar e Policia Civil.

Diante desta decisão, os 12 idosos que residiam no local foram retirados e entregues aos cuidados de seus familiares. Sobre a clínica, o local foi orientado pelas equipes que determinaram seu fechamento sobre como proceder e quais documentos precisam ser apresentados. O Lar Jardim de Deus, como é denominado, foi autuado e sofrerá apuração administrativa, tendo 15 dias para apresentar defesa.

Ainda conforme o posicionamento coletado pela nossa equipe de reportagem, nenhum dos 12 idosos que foram entregues aos seus familiares residiam em Dois Irmãos, mas, sim, em Campo Bom e Novo Hamburgo.

Quantas as investigações, elas seguem por parte dos Corpo de Bombeiros da região e da Polícia Civil. A equipe de resgate segue nos trabalhos de busca da idosa nas proximidades com cães farejadores e drones, e os agentes da Civil procuram pistas sobre o caso paralelamente.