Guarda Municipal de Campo Bom mostra eficiência nos primeiros meses de atuação

A criação da Guarda Municipal de Campo Bom (GMCB) era uma das principais bandeiras de campanha do prefeito Luciano Orsi desde seu primeiro mandato. A ideia começou a sair do papel em 2018 com a criação da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.

Foi a partir disso que as movimentações iniciaram e um concurso público foi realizado, a primeira turma foi treinada e, em 02 de setembro de 2022, ocorreu a formatura dos agentes. Já no dia seguinte (03 de setembro de 2022), os guardas passaram a atuar 24 horas por dia, atendendo todos os bairros da cidade, apoiando ainda os demais órgãos de segurança como Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Defesa Civil.

Nos três primeiros meses de atuação da GMCB, foram mais de 700 chamados de atendimento, que resultaram em 488 ocorrências, entre prisões e atendimentos para a perturbação do sossego, por exemplo.

O corpo efetivo da GMCB é composto por 25 agentes, que atuam 24 horas por dia, sete dias por semana. O comandante da corporação é Emerson Edinei Lopes. Os telefones para chamados são: 153 ou (51) 3598-6262.

Mais de 1000 horas de formação

O secretário de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara, lembra que os agentes que atuam nas ruas de Campo Bom passaram por extenso curso de formação antes de irem para as ruas. Foram mais de 1,3 mil horas de aulas em uma escola especializada de Gravataí. Os agentes passaram por etapas de prova teórico-objetiva e teste de aptidão física; avaliações psicológica e mental; de conduta social, reputação e idoneidade; avaliação médica; e avaliação psicológica para obtenção de porte de armas em serviço.

“Trabalhamos com a proposta de polícia de aproximação, desta maneira a gente consegue estar muito mais próximo da comunidade e como o nosso efetivo é distribuído nas 24h do dia, a gente consegue auxiliar e ser auxiliado pelas demais agências de segurança que atuam no município, bem como os órgãos de emergência”, comenta o comandante da GMCB, Emerson Edinei Lopes.

Além dos 25 guardas em atuação, outros nove agentes também passaram por treinamento e compõem cadastro de reserva, podendo serem chamados conforme necessidade da Prefeitura, como aumento de efetivo ou alteração no quadro de guardas.

Orsi celebra atuação dos agentes

“A Guarda Municipal, apesar de ser uma instituição extremamente jovem, iniciou muito qualificada, justamente por um processo bem pensado pelo secretário Rosalino e pelo coordenador Edinei, de formar uma estrutura de primeiro mundo, com uma formação extremamente completa”, salienta o prefeito Luciano Orsi. “Nosso objetivo é que os guardas municipais estejam a disposição da população e atuem com respeito, educação, garantindo o direito das pessoas de bem”, acrescenta Orsi que também destaca a satisfação da população. “Tenho recebido muitos elogios, do atendimento qualificado dos agentes que entenderam o papel deles de servir e proteger a comunidade”, finaliza Luciano.

Ocorrências atendidas

TRÂNSITO 154

CONTRA COSTUMES 36

CONTRA PATRIMÔNIO 27

CONTRA PESSOAS 53

MEIO AMBIENTE 3

OUTROS DELITOS 15

SERVIÇOS PRESTADOS 165
Fonte: GMCB – Dados até 05/12/2022