Ferramenta online acelera registro de ocorrências policiais

Região – Como ferramenta para auxiliar o cidadão gaúcho no registro de ocorrências, existe a pouco conhecida Delegacia Online. Através do site www.delegaciaonline.rs.gov.br é possível registrar Boletins de Ocorrência (B.O.) de perda e localização de documentos, acidentes de trânsito sem vítimas, furto, ofensas, maus-tratos contra animais e perturbação.
O principal objetivo da ferramenta é a possibilidade de realizar registros de menor teor ofensivo com maior agilidade, sem que a pessoa precise se deslocar a uma Delegacia de Polícia. 
Todas as ocorrências que são feitas pelo site vão para a Central da Policia Civil, em Porto Alegre, e posteriormente, são encaminhadas para a Delegacia de cada localidade onde o ato ocorreu. Os documentos são levados em mãos. Outras denúncias, como as anônimas, podem ser feitas pelo link Denuncie no site www.policiacivil.rs.gov.br.
Como proceder online
– Para realizar o registro, Online a pessoa precisa de apenas um computador com acesso à internet, um email válido e Carteira de Identidade em mãos.
– Ocorrências envolvendo crianças e adolescentes vítimas, autores ou comunicantes deverão ser registradas com um responsável em uma Delegacia de Polícia.
= Após a análise de seu registro pelos policiais civis da Delegacia Online, é enviado um e-mail automático para o endereço eletrônico informado por você no momento do registro.
– As informações registradas em um Boletim de Ocorrência devem ser verdadeiras, já que a falsa comunicação de um crime também é crime.
Acidentes de trânsito só podem ser registrados pela Delegacia Online se não houver vítimas com lesões, apenas danos materiais.
Apenas fatos acontecidos dentro do Rio Grande do Sul podem ser registrados através da Delegacia Online.
Delegado apoia
O delegado de Campo Bom, Clóvis Nei da Silva, diz que a ferramenta Online facilita os usuários nos registros de ocorrências que não tem caráter criminal. “O B.O. feito pela Delegacia Online tem o mesmo valor do registro presencial, sendo que a ocorrência depois é encaminhada à Delegacia responsável pela área do fato. É muito vantajoso, já que o usuário ganha tempo não se deslocando”, disse.
Polícia de Sapiranga destaca o site
“Ao invés do cidadão ir até a delegacia e muitas vezes enfrentar filas para registrar uma ocorrência de teor mais simples, ele pode acessar o site da Delegacia Online e passar pelo mesmo procedimento que aconteceria presencialmente”,  esclarece Rubem Hoffmeister,  escrivão de polícia de Sapiranga.