Facção da quadrilha Os Manos é desarticulada pela BM e MP em Campo Bom

Região – Quinze mandados de prisão preventiva, cinco mandados de busca e apreensão de veículos e mandados de busca e apreensão ocorrem nesta quinta-feira (27) em quatorze locais de Campo Bom e Novo Hamburgo, através da Operação Duas Faces, que investiga o tráfico de drogas articulado pela facção Os Manos, na região do Vale do Sinos.

A investigação apontou que o grupo – que é responsável por adquirir drogas como cocaína, maconha e crack em grande escala, transportar, manter em depósito, preparar e expor à venda em diversos pontos de tráfico no município de Campo Bom – movimenta cerca de de R$ 65 mil por semana com a venda de drogas ilícitas. Os integrantes da facção também fornecem entorpecentes para vários pontos de tráfico nos municípios de Três Coroas, São Francisco de Paula, São Leopoldo e Estância Velha.

Em 12 de junho foram iniciadas interceptações telefônicas e quebras de sigilo – que foram realizados de acordo com a sanção dada aos atos pelo Ministério Público -, com o objetivo de identificar integrantes da organização criminosa, identificando também as funções de cada integrante e os pontos de tráfico utilizados.

O trabalho de investigação, realizado pelo Ministério Público com apoio da Brigada Militar, foi iniciado em 1º de junho deste ano. As evidências apontavam que a facção possuía diversos membros atuando na cidade da Campo Bom e possibilitou a identificação de dezessete deles (dois deles eram menores de idade). Os acusados foram vigiados, acompanhados e monitorados.

Foi comprovado que os investigados cometeram os seguintes crimes: tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico, corrupção de menores, integrar organização criminosa e homicídio.