Extinção do plantão na DP de Sapiranga expõe carências na Polícia Civil

Região – As adversidades enfrentadas pelos policiais civis são variadas. Vão da falta de efetivo, ausência de materiais de escritório para o registro de ocorrências e atingem até a estrutura de logística. A Delegacia mais frágil da região quando o assunto é estrutura e viaturas policiais está em Nova Hartz. Até poucas semanas atrás, uma das duas viaturas – um automóvel modelo Palio Weekend – apresentava problemas mecânicos constantes. O Jornal Repercussão apurou que o problema atingia o câmbio da viatura, dificultando a troca de marchas. Após buscar uma parceria para o conserto do veículo – parte do valor do reparo foi pago pela Delegacia Regional Metropolitana -, a Polícia Civil de Nova Hartz conseguiu recolocar novamente a viatura em funcionamento. Porém, agora, só é possível trocar até a quarta marcha do veículo. A quinta marcha segue quebrada.

Baixo efetivo nas DPs

– Quando o assunto é efetivo policial, todos sabem que a deficiência nos quadros das polícias aumentam ano após ano. E, justamente pela situação do baixo número de policiais disponíveis em Sapiranga, na semana passada o delegado, Fernando Pires Branco, revelou que o plantão policial após as 18 horas está suspenso por tempo indeterminado. Com isso, os moradores de Araricá, Nova Hartz e Sapiranga, que por ventura necessitarem registrar uma ocorrência policial na Delegacia de Sapiranga, terão que se deslocar até a Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo (DPPA) ou na Delegacia de Pronto Atendimento de Taquara (caso de Nova Hartz).

– Em Nova Hartz, a Delegacia da Polícia Civil conta com apenas três servidores para atender os crimes no Município. Em Campo Bom, a DP conta com 12 servidores, mas o delegado, Clóvis Nei da Silva considera o número de pessoal precário.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664