Estrada do Carlão vira local de imprudências e crimes

Sapiranga – Um vídeo postado na internet no final de 2013 retrata em detalhes como a Estrada do Carlão, no bairro São Jacó, se transformou no local preferido para manobras e malabarismos de motoristas. Se não bastasse as infrações de trânsito cometidas por parte dos frequentadores, outro detalhe que preocupa pessoas e pilotos que frequentam bares das redondezas e a Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) são os casos de uso e tráfico de drogas.
O Jornal Repercussão foi procurado semanas atrás por um integrante da AGVL. Através de e-mail e ligações telefônicas, ele disse que a Associação procurou integrantes da Prefeitura, mas que o retorno não foi positivo. Em contato com o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delso Ivan Civa (o Dídio) na sexta-feira (24), o Repercussão obteve a garantia de que a Prefeitura estuda a melhor forma de intervir no local. “Entre as infrações mais comuns flagradas pelos nossos agentes estão veículos alterados irregularmente e situações em que o condutor da motocicleta se equilibra em uma roda”, aponta Fernando Espitalher, integrante da Guarda de Trânsito de Sapiranga.
Jovens, droga e bebida
As contravenções na Estrada do Carlão não possuem dia específico para ocorrer. O secretário Delso Ivan Civa destaca que as aglomerações de jovens ocorrem de quinta a domingo. 
Dídio acredita que 80% daqueles que cometem infrações no local não são de jovens de Sapiranga. “Claro que os moradores daqui também frequentam o espaço. Mas, há muita gente de municípios vizinhos como Nova Hartz, Campo Bom, Novo Hamburgo e Parobé”, exemplifica o secretário.
O secretário acredita que os jovens se comunicam durante a semana, marcando os encontros na Estrada do Carlão. “É comum flagrar situações de alcolemia e uso de entorpecentes no local. Sentaremos com a Brigada Militar nas próximas semanas para discutir o que fazer”, conta Dídio.