Dupla é presa em flagrante por tráfico de drogas em Nova Hartz

Quase 200 pedras de crack, simulacro e caderno utilizado para a contabilidade do tráfico (Foto: Melissa Costa)

Nova Hartz – Após diversas denúncias, a Brigada Militar conseguiu monitorar e flagrar um ponto de tráfico de drogas no bairro Imigrante, em Nova Hartz. A ação de repressão ocorreu na quinta-feira passada à noite, dia 4, e culminou na prisão em flagrante de dois acusados de tráfico e na apreensão de quase 200 pedras de crack, além de pequenas porções de maconha e cocaína.
Ao chegar no endereço denunciado, em frente à uma igreja, os policiais militares abordaram dois indivíduos no local. Em revista pessoal, com um deles, foram apreendidas duas pedras de crack, enquanto o outro rapaz saiu correndo para dentro do condomínio residencial. Ao subir a escadaria, os policiais perceberam que ele jogou algo de plástico e seguiu correndo para seu apartamento. Em ato contínuo, ele foi abordado no interior da referida residência, onde na sala do apartamento em uma lata em cima da mesa, estavam duas porções de maconha, uma porção de cocaína e diversas pedras de crack. Ao retornar na escadaria, os policiais conseguiram localizar o material de plástico, com mais pedras de crack e dinheiro fracionado. Na casa do acusado de tráfico, também havia um caderno com anotações, da contabilidade da venda. Questionado, o traficante contou que havia repassado uma quantidade de droga a outro rapaz, também morador de Nova Hartz.

Veículos suspeitos foram revistados (Foto: Melissa Costa)

Segundo acusado preso

Este segundo rapaz também estaria traficando na cidade. Os policiais militares foram até a casa dele e, em revista pessoal, na frente de casa, ele foi flagrado com um pote contendo mais de 50 pedras de crack, pequena quantidade de maconha e dinheiro fracionado. Ele também recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico e, juntamente com outras duas testemunhas, e mais o primeiro traficante, todos foram conduzidos para a delegacia de Novo Hamburgo. Os dois acusados de tráfico foram autuados em flagrante.

“Para que a repressão ao tráfico continue, a polícia precisa do apoio da nossa comunidade”

O comandante da Brigada Militar de Nova Hartz, sargento Luiz Fernando da Silva Quevedo, ressalta que as duas prisões em flagrante só foram possíveis porque contaram com a ajuda da comunidade, através de denúncias. “O tráfico de entorpecentes é de certa forma um crime silencioso e que, por outro lado, está conexo com diversos outros tipos de delitos e, infelizmente, também ocorre em Nova Hartz. Conforme chegam denúncias para a BM, prontamente averiguamos e agimos, como neste último caso, o que inibe a reincidência desde tipo delituoso e, consequentemente, os demais crimes conexos”, disse ele, pedindo que os moradores continuem auxiliando a corporação com informações. “A BM atua muito na prevenção desses casos, porém, se torna necessária a repressão na flagrância como o ocorrido. Para que isto continue melhorando, a polícia precisa do apoio da comunidade, fazendo denúncias sobre eventuais suspeitas de crimes no município, o que pode ser pessoalmente na BM ou delegacia ou através do 190 e, se preferir, de forma anônima”.

“NÃO É LUCRATIVO”, alerta comandante

Quevedo faz um alerta sobre o risco de se envolver com a traficância. “A pessoa que comercializa entorpecentes, vulgo traficante, ao se envolver nesse ilícito acredita em um primeiro momento ser algo lucrativo, porém, precocemente acaba descoberto, o que o leva a prisão. E, a partir daí, o torna cada vez mais refém da organização criminosa da qual faz parte. O que por diversas vezes se vê é o comprometimento da sua própria vida e, por vezes, de seus familiares, pois adquire dívidas com drogas. O tráfico não é lucrativo, não é o melhor caminho”.