Sapiranga é alvo de operação sobre desmanche de carros

Foto: Polícia Civil

Sapiranga/Estado- A Polícia Civil desencadeou duas operações ao amanhecer desta quinta-feira (1º) que visam desarticular um esquema criminoso que simularia roubo de carros de luxo para fraudar seguros. A investigação foi centralizada em Porto Alegre, mas também cumpriu mandados em Sapiranga, Imbé e Júlio de Castilhos.

Conforme a investigação da primeira operação, um empresário era o responsável por cooptar donos de automóveis, usados como laranjas, para registrar falsos boletins de ocorrência e, com isso, solicitar restituição do valor equivalente ao preço do automóvel supostamente levado por ladrões. Além disso, ocorreria clonagem e revenda para terceiros, inclusive em São Paulo.

Depois da primeira ação, a Polícia Civil fez nova investida. Conforme apurado, um empresário da cidade de Júlio de Castilhos teria mentido ao fazer ocorrência de roubo de um Porsche, avaliado em R$ 300 mil,  no mês de julho, em Porto Alegre, e usado um Centro de Desmanche de Veículos (CDV) credenciado pelo Detran para desmontar o automóvel com o objetivo de lucrar com a revenda de peças. Este centro fica em Sapiranga e os policiais civis cumpriram dois mandados no local. Não houve prisão em Sapiranga.

As ações foram realizadas pela Delegacia de Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e Corregedoria-Geral do Detran.