Delegacias de Polícia da região efetuam mais de 490 prisões em três anos

Resultados | Delegacias da região trabalham pela repressão de crimes nos quatro municípios

Região – Entre as Delegacias de Polícia de Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga (o município de Araricá é atendido pela DP de Sapiranga), os policiais civis realizaram mais de 490 prisões nos últimos três anos. Em Sapiranga, quando assumiu a Delegacia de Polícia, uma das metas do delegado Fernando Branco era qualificar o serviço da DP – o que envolvia não só a estrutura da Delegacia em si, mas também as ações policiais. “Aumentamos a repressão aos crimes e o resultado disso é a queda de número de crimes violentos no município, em especial os homicídios, que em 2014 ocorreram 28 e em 2015 teve uma queda significativa, para 16”, considera Branco.

A palavra dos delegados

“Com relação às prisões, esse é um trabalho de longo prazo que nos propusemos a a fazer assim que assumimos a DP, qualificar o serviço aumentando a repressão e, por consequência, diminuindo os índices de crimes no município”.
Fernando Branco, delegado de Sapiranga

“Tivemos um número considerável de prisões. Ano passado foram bastante e pretendemos manter esse número alto, incrementando as prisões desse ano. Ano passado tivemos uma diminuição significativa no número de furto e roubos de veículos.”
Clovis Nei da Silva, delegado de Campo Bom

Diminuição de índices criminais

– Outra mudança destacada pelo delegado Fernando Branco é a queda no índice de furtos e roubos em Sapiranga. “Estamos entre as maiores reduções, com uma queda de cerca de 50% em ambos os tipos de crimes”, revela Branco. “Esse é um indicativo, assim como a queda nos índices de homicídios. O significado é de diminuição da violência e aumento de sensação de segurança da população”. Muitas das prisões realizadas esse ano pela DP de Sapiranga foram através da Operação Thanatos. “A Thanatos foi uma operação realizada em virtude do número elevado de homicídios no primeiro trimestre deste ano, pela qual realizamos diversas prisões, e ela ainda está em andamento. Nosso objetivo é não deixar esse tipo de crime impune”, considera.

- O delegado Clovis Nei também comemora a diminuição de casos de furtos e roubos de veículos. “Campo Bom foi a cidade que mais diminuiu esse índice, o que se explica em parte pelo número de prisões. O Vale dos Sinos, em geral, teve uma diminuição nesses crimes. Tudo isso é fruto do trabalho das Delegacias da região e do policiamento ostensivo. Nós participamos também de ações em outras cidades”, conta.

Crédito da foto: Polícia Civil/Sapiranga

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664