Crimes violentos despencam nos últimos anos em Sapiranga

Assassinato do tenente Contreira mobilizou a polícia em 2020 Foto: (Melissa Costa/ Arquivo JR)

Sapiranga – A segurança pública é um dos assuntos que mais envolve a comunidade e também as lideranças de um município. Seguindo uma tendência, como na maioria das cidades, Sapiranga vem registrando uma queda significativa a cada ano nos seus indicadores criminais.

 

Os crimes violentos, como homicídios, latrocínios e roubos à mão armada, estão despencando. Nos crimes contra a vida, a cada ano estão menores. Em 2014, ano de maior violência, foram registrados 28 homicídios. Neste ano de 2021, até a primeira quinzena de novembro, foram quatro casos – sendo que três estão elucidados e o último segue em investigação. Nos roubos, a diminuição também vem ocorrendo ano a ano. Em 2019, foram 239 ocorrências. Em 2020, o total foi de 211 e, até outubro deste ano, 125 ocorrências. Em contrapartida, tem crescido, por exemplo, o número de prisões por tráfico de drogas, que também é uma frente para a redução da criminalidade. Em 2019, foram efetuadas 74 prisões por tráfico pela Brigada Militar e Polícia Civil. Neste ano, até outubro, foram 83.

O delegado Fernando Branco, que responde pela delegacia de Sapiranga, reitera o momento de resultados positivos vivido pela segurança pública local. “Acredito que os índices de Sapiranga, tendo em vista a região em que ela está situada, são bastante bons, pois os índices são menores, proporcionalmente, a cidades equivalentes que temos na região. Eles estão em queda há vários anos e nós esperamos que isso se consolide no nível mais baixo dos últimos tempos”.

Delegado Fernando Branco

A queda de assassinatos, roubos com uso de arma e violência, e outros crimes que trazem traumas às vítimas, segundo o delegado, é resultado de um trabalho de repressão feito em Sapiranga. “A repressão principalmente, e uma repressão qualificada, de forma a combater os crimes violentos e também os crimes associados, como, por exemplo, o tráfico de drogas, que gera violência. Esta seria a principal razão da queda dos índices”, disse ele, que atua desde 2015 à frente da Delegacia de Polícia de Sapiranga e, além da queda dos indicadores criminais, tem sido destaque anualmente no alto índice de prisões.

 

Segurança deve ser preocupação de todos

Para que os números dos crimes continuem em queda, além do trabalho árduo dos órgãos de segurança, a participação da comunidade também é de fundamental importância. Sempre que você perceber a movimentação de pessoas e veículos estranhos no seu bairro, ligue para a Brigada Militar. Em uma ligação, um crime de roubo ou furto pode estar sendo evitado. Denúncias de movimentação em locais suspeitos de tráfico de drogas também podem ser feitas, e de forma anônima, para a Brigada Militar e Polícia Civil, assim como crimes contra crianças. Todos, juntos, podem contribuir para a segurança da sua cidade.

 

Trabalho criterioso na busca por resultados

Major Beron

O comandante do 32º BPM, major Pedro Beron, ressalta que a Brigada Militar vem realizando um trabalho, há alguns anos, baseado na gestão por resultados, alicerçado na análise criteriosa dos índices criminais que mais afligem a sociedade. “O emprego dos PM´s ocorre de acordo com estas demandas, sempre em comunhão de esforços entre os órgãos de segurança, buscando integração entre os agentes de segurança pública. Houve prisões importantes neste período, principalmente nos delitos de furtos e roubos, bem como em relação ao tráfico de entorpecentes”, disse ele, citando, ainda, “que cabe ressaltar o trabalho dedicado e comprometido de todos os policiais militares de Sapiranga, somados às tecnologias do cercamento eletrônico e atividades de inteligência policial, trazendo mais segurança e eficácia a atuação policial”.