Criança é abusada por familiar em Campo Bom

A Caminhada Contra o Abuso de Menores, que ocorre no próximo dia 17 de maio (com saída às 15 horas da Escola Fernando Ferrari) é divulgada nas redes sociais desde a semana passada, e ganha importância após novo episódio de abuso sexual, desta vez, contra uma menina de seis anos. O caso da madrugada de sábado (12), no bairro Santa Lúcia, é o quarto caso de abuso sexual de vulnerável somente nos primeiros quatro meses de 2014 em Campo Bom. 
A ocorrência de abuso  sexual envolveu um homem de 52 anos, na rua Washington Luis. Após molestar a criança, o homem deixou a residência onde passou a noite e caminhou até uma parada na Av. dos Município. O agressor, que é familiar da vítima, acabou preso em flagrante por estupro de vulnerável. Ele foi ouvido em Novo Hamburgo e encaminhado ao Presídio Central de Porto Alegre.
Em Sapiranga, o conselheiro tutelar, Afonso Weber Gabriel, disse que episódios de abusos não são incomuns.
Rede de atendimento
Explicações de como é realizado parte do atendimento de crianças vítimas de abusos sexuais foram repassadas pelo conselheiro tutelar de Sapiranga, Afonso Weber Gabriel. Ele explicou que este tipo de caso é delicado e que ele e seus colegas conselheiros têm atuado preventivamente. “Depois do episódio de abuso sexual a regra é encaminhar a criança que foi vítima para o Centro de Referência de Atendimento à Infância, no Hospital Getúlio Vargas, em Porto Alegre”, explica Afonso.
No Hospital, existe uma equipe de assistentes sociais, peritos médicos e psicólogos, que prestam o acolhimento das crianças vítimas de abuso ou violência doméstica. “Os técnicos do hospital fazem a coleta de sangue e requisitam exames  para diagnosticar possíveis casos em que a criança acaba contraindo doenças”, comenta.
O Conselheiro explica que depois da realização de todos os exames, os laudos são encaminhados à Delegacia de Polícia onde a ocorrência foi registrada.