Criação de uma Guarda Armada entra na lista de futuros projetos de Campo Bom que anuncia Secretaria de Segurança

Campo Bom – O prefeito, Luciano Orsi, juntamente com o vice-prefeito, Beto Santos e lideranças políticas e da segurança pública de Campo Bom, anunciou na tarde da última terça-feira (3) a nova pasta de seu governo: a Secretaria de Segurança Pública. Liderada pelo delegado aposentado, Rosalino Constante Seara, a pasta terá autonomia e promete receber apoio da comunidade e do Poder Público para pôr em prática as demandas da segurança do município.

Alguns projetos já foram abordados, como o cercamento eletrônico, a instalação e ampliação de pontos com câmeras de monitoramento e fortalecimento da interlocução na busca de novos policiais militares, hoje, a principal demanda dos municípios e que recai sobre a competência do Estado. O secretário foi recebido sob aplausos e a sua nomeação recebeu elogios de Pedro Rogério Duarte, presidente da Consepro. A prefeitura também estuda a possibilidade de criar uma Guarda Municipal armada, o que dependeria de concurso público e de formação, de no mínimo, 600 horas. Essa medida não tem prazo para ocorrer ainda.

Sem orçamento prévio, saída será a austeridade

“Vamos enviar um projeto para conseguir alocar recursos suficientes para as ações. Para este ano, teremos que ter recursos mínimos, mas suficientes para colocarmos tudo em prática. A ideia é podermos fazer uma gestão enxuta possível e termos o máximo de pessoas na rua para fornecer segurança” – comentou o prefeito Luciano Orsi, ao ser perguntado sobre a falta de recursos previstos para a nova Secretaria.

Prefeito e secretário destacam integração

Delegado Rosalino Seara, secretário de Segurança Pública de Campo Bom:
“Nós vamos trabalhar juntos com as duas instituições que estão fazendo um excelente trabalho, a Polícia Civil e a Brigada Militar, diante do número de policiais que se tem, estão fazendo um excelente trabalho. Temos que trabalhar em conjunto pois a resposta coletiva, ela é sempre melhor que a individual. Dessa forma teremos um trabalho mais completo”.

Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom:
“Com a estrutura que temos hoje da Fiscalização de Trânsito passará a integrar a Secretaria de Segurança Pública. Ela vai sair da Secretaria de Obras, onde hoje ela está vinculada e passará a integrar a nova Secretaria. Ela já tem, portanto, um orçamento ma snós vamos sim ter que suplementar, tanto com a questão da Secretaria, quanto com a criação que vamos avaliar ainda, rapidamente, se precisaremos de mais pessoas para dar suporte”.