Construção da nova DP de Nova Hartz entra na reta final e gera expectativa

Nova Hartz – Uma espera de mais de 20 anos está prestes a ser superada. A nova Delegacia da Polícia Civil está na sua fase final de construção, e neste momento, os construtores estão concentrando os esforços para concluir detalhes de acabamento na obra, além é claro, de algumas instalações de climatização (ares-condicionados) e telefonia. Toda a parte de construção, hidráulica e elétrica está finalizada.

Mesmo com as obras em estágio avançado, Consepro e o prefeito, Flavio Jost, estão cautelosos em anunciar uma data para colocar em funcionamento o prédio. “Vá que um pedreiro falte ou ocorra um problema”, brincou Jost. O certo é que a conclusão poderá ocorrer ainda neste primeiro semestre, ficando condicionado a data da entrega oficial do Consepro para a Polícia Civil local. Uma das especulações é de que possa ocorrer até 31 de maio, ou seja, em pouco mais de um mês.

Por mais de 22 anos, os empresários locais pagam o aluguel da atual sede da Polícia Civil, que possui inúmeras carências e deficiências estruturais.

Delegado responsável pela DP de Nova Hartz avalia toda a reestruturação predial

“A obra está chegando na sua fase final. Foram alguns anos da concepção inicial até a conclusão, mas com a cooperação do Município (Executivo e do Legislativo), das empresas, do Consepro, e demais forças da cidade foi possível concluir este projeto com sucesso. Haverá uma melhora significativa da qualidade no atendimento a população e nas condições de trabalho dos servidores, que, acredito, acarretará um incremento importante na qualidade do serviço prestado”, analisou Fernando Pires Branco, delegado de Sapiranga e Nova Hartz

Detalhes do futuro prédio

O novo prédio da DP de Nova Hartz contará com sala para o delegado, quatro salas para cartórios, sala para registro de ocorrências isolada do público, sala para acolhimento de grupos vulneráveis (mulheres e crianças vítimas de violência), duas celas, sala de reconhecimento e uma sala para a equipe de investigação. Todo o prédio seguirá a legislação de acessibilidade e a meta é tornar a nova DP atrativa, também, do ponto de vista para o bom desenvolvimento do trabalho dos novos policiais civis. A obra recebeu repasse público de R$ 180.000,00 aprovado pela Câmara de Vereadores para o Consepro e o restante, inclusive mobiliário, será comprado pela iniciativa privada.

Fotos: Gian Wagner/Reprodução